Mais SP

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Pedágios paulistas serão reajustados a partir de domingo


A partir da zero hora do próximo domingo (1º), as tarifas de pedágio das rodovias de São Paulo serão reajustadas, de acordo com a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). Em 85% das praças de pedágio o aumento será de até R$ 0,30. 


Nas praças em que incide o IPC-A, o reajuste será de 4,98% – no ano passado foi de 6,55%. Já nas rodovias em que o cálculo é feito pelo IGP-M será aplicado 4,26% de reajuste – no ano anterior esses valores sofreram 9,77% de aumento.



O IPC-A, calculado pelo IBGE, é o índice oficial para aferir a inflação do país e é utilizado para reajustar as tarifas de sete contratos de concessão firmados a partir de 2008. Já os 12 contratos de concessões assinados em 1998 e no ano 2000 preveem a aplicação do IGP-M, calculado pela FGV, que esse ano ficou abaixo do índice inflacionário. As informações são do portal R7.

Comissão aprova cota de 50% para estudantes da rede pública em instituições federais de ensino superior


A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado aprovou, nesta quinta-feira, um projeto de lei que reserva 50% das vagas em universidades e instituições de ensino técnico federais para alunos da rede pública. O projeto pode seguir agora para análise da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) ou ir diretamente para votação no plenário do Senado, como pede em requerimento o relator do texto, senador Paulo Paim (PT-RS). O pedido de urgência ainda precisa do apoio das lideranças partidárias.
O projeto de reserva de vagas foi apresentado pela deputada Nice Lobão (PSD-MA) há 13 anos. Com faixas com os dizeres “Cotas já! Queremos estudar” e “Cotas já! O Senado vai votar”, estudantes e integrantes de entidades defensoras do sistema acompanharam a votação e comemoraram o avanço do projeto. As informações são da revista Veja.

Internautas organizam "sopaço" em frente à casa de Kassab



Internautas estão organizando “um sopaço da gente diferenciada” na frente da casa do prefeito Gilberto Kassab (PSD), nesta sexta-feira (28). O protesto acontece depois de o secretário da Segurança Urbana, Edson Ortega, ter anunciado, na semana passada, que a administração municipal iria proibir a distribuição de alimentos para moradores de rua na capital paulista. 

Depois da polêmica gerada em torno da distribuição do sopão, a Prefeitura de São Paulo afirmou, em nota, que não pretende acabar com o serviço assistencial de 48 organizações civis que oferecem o alimento nas ruas da capital. 

De acordo com o comunicado, a proposta é que as entidades ofereçam o sopão em espaços públicos destinados ao atendimento de pessoas em situação de rua. 

- A prefeitura entende que a união das ações das ONGs com as dos agentes sociais têm potencial para tornar ainda mais eficazes as políticas de reinserção social. 

Ainda de acordo com a administração municipal, o convênio de entidades com a prefeitura é voluntário. Assim, não serão punidas organizações que continuarem oferendo o sopão em locais fora dos espaços públicos oferecidos pela prefeitura. 

O “sopaço da gente diferenciada” faz uma alusão ao protesto que aconteceu no bairro Higienópolis, depois que moradores se mostraram contra a construção de uma estação do Metrô na avenida Angélica. Cerca de 1.800 já disseram que irão comparecer à manifestação desta sexta-feira. 

Reunião 

Durante o encontro com representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) e da Associação Viva o Centro, na quarta-feira da semana passada, a Secretaria de Assistencial Social afirmou que mapeou 48 instituições que distribuem comida nas ruas e as convidou a entregar o alimento em equipamentos públicos. Somente seis delas aceitaram o convite. 

Por causa disso, a Secretaria de Segurança tinha a intenção de chamar cada uma das entidades e mostrar as provas que possui de indicio de diversos ilícitos passiveis de serem enquadrados, como forma de convencê-los pacificamente a entregar a comida em locais adequados e não nas ruas. As Informações são do portal R7.

Belo Monte: reunião com líderes indígenas não tem acordo


A primeira reunião entre o presidente da Norte Energia, Carlos Nascimento, e as lideranças indígenas realizada nesta quinta-feira em Altamira, no Pará, foi frustrada. Os cerca de 200 índios estão ocupando o Sítio Pimental, na usina hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira, desde o último dia 21, decidiram permanecer no local. 


E foi marcada uma nova rodada de negociações no próximo dia 9, quando a empresa deverá responder as reivindicações apresentadas pelo grupo de índios das etnias Arara, Xicrin e Juruna. Participaram também da reunião representantes da Funai.

A maior parte das reivindicações diz respeito, principalmente, ao cumprimento de condicionantes para a construção da usina, determinadas quando da liberação das licenças prévia e de instalação pelo governo. Elas constam também do Plano Básico Ambiental (PBA). 

Entre elas estão a demarcação de terras indígenas, a construção de estradas até as aldeias, em substituição às vias fluviais que não podem mais ser utilizadas, e a distribuição de suprimentos para as aldeias afetadas. Elas preveem ainda indenizações aos indígenas por perderem suas terras.

Os indígenas também reivindicam condições de infraestrutura para suas aldeias, entre elas casas de alvenaria, com banheiro interno e telha; energia; escolas equipadas; atendimento à saúde e quando for necessário, ambulância. Também querem a instalação de orelhões e torres de celular. As Informações são do jornal O Globo.


64% dos petistas rejeitam apoio de Maluf, mostra Datafolha


O apoio do deputado Paulo Maluf (PP-SP) ao petista Fernando Haddad é rejeitado por 62% dos eleitores de São Paulo, mostra pesquisa concluída ontem pelo Datafolha. Entre os que declaram preferência pelo PT, a reprovação da aliança chega a 64%.


Este é o primeiro levantamento a medir o impacto da união patrocinada pelo ex-presidente Lula, que abriu crise na campanha petista e levou a ex-vice Luiza Erundina (PSB) a abandonar a chapa.

Os números indicam que a foto com Maluf pode prejudicar Haddad na corrida à prefeitura. A maioria dos entrevistados (59%) disse que não votaria num candidato apoiado pelo ex-prefeito. Outros 12% seguiriam sua indicação, e 26% seriam indiferentes.

"A rejeição ao apoio de Maluf é muito alta e pode vir a ser determinante na eleição. Agora temos que ver como isso será explorado na campanha", diz o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino.

A pesquisa mostra que 70% dos eleitores ainda não sabem quem Maluf apoiará na eleição municipal. Só 17% sabem que ele apoia Haddad.

A desistência de Erundina, em protesto contra a aliança do PT com o adversário histórico, teve ampla aprovação popular: 67% dos eleitores disseram que ela "agiu bem". Outros 17% reprovaram a atitude, e 16% não opinaram.

Outra má notícia para Haddad é que a influência de Lula segue em queda. Hoje, 36% dos eleitores dizem que o apoio do ex-presidente os faria escolher um candidato. O índice era de 49% em janeiro, e cai a cada pesquisa.

Mesmo assim, Lula permanece como o principal cabo eleitoral da disputa. Segundo o levantamento anterior, concluído no último dia 14, o apoio da presidente Dilma Rousseff influía no voto de 28%. O aval do governador Geraldo Alckmin era decisivo para 29%, e o do prefeito Gilberto Kassab, para 12%. As Informações são do Jornal Folha de São Paulo.

Em segundo, Russomanno cresce com espaço na TV


Em segundo lugar na disputa pela Prefeitura de São Paulo, o pré-candidato Celso Russomanno (PRB) exibe por trás da ascensão uma ampla exposição na TV, onde fala de forma acessível e defende bandeiras de apelo popular.


A mais recente é pela volta das sacolas plásticas gratuitas em supermercado.
De acordo com pesquisa Datafolha divulgada ontem, Russomanno cresceu oito pontos --de 16% para 24%-- nos últimos seis meses.

O crescimento ocorreu no mesmo período em que o pré-candidato começou a ir ao ar na TV Record, onde apresenta o quadro "Patrulha do Consumidor", que integra um programa matinal diário que disputa a liderança na Grande São Paulo.
Na tela, Russomanno resolve problemas de consumidores, como serviços pagos e não entregues ou eletrônicos com defeito. São comuns abordagens agressivas com comerciantes.

"Você sabia que isso daqui dá prisão em flagrante delito?", questionou em vez a uma vendedora que não colocara preços na vitrine.

O direito do consumidor é um antigo discurso de Russomanno tanto na TV quanto em seus quatro mandatos como deputado federal.

Ele deixou a Câmara em 2010 para uma candidatura derrotada ao governo paulista pelo PP, sem apoio de Paulo Maluf. Teve 5% dos votos.

No PRB, partido ligado à Igreja Universal, ganhou o espaço na Record, de Edir Macedo, fundador da igreja.

Nos últimos dois meses, sobretudo graças ao quadro matinal, apareceu ou foi citado 51 vezes na Record, contra 13 de Fernando Haddad (PT) e 5 de José Serra (PSDB). Apareceu ainda em outros programas no papel de especialista em direito do consumidor.

A importância da TV, onde tem ele tem espaço ainda na CNT e na Rede Brasil, é tamanha que a formalização da candidatura foi adiada em uma semana para lhe dar mais exposição, afirmou um coordenador da campanha.

O pré-candidato nega uso político da emissora:"O que tem é que, quando você é primeiro lugar em audiência, é convidado para todo lugar".
Russomanno esbarra na exigência da lei de que deixe a TV a partir deste sábado, dia de sua convenção partidária, e no pouco tempo de propaganda de sua coligação de cinco siglas nanicas.

O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, afirmou ontem, em debate de institutos de pesquisa, que o potencial é de polarização entre PSDB e PT, até pelo histórico da cidade, mas que a candidatura Russomanno não pode ser ignorada pelo seu bom desempenho na TV e pelo desconhecimento de Haddad. As informações são do site Uol.

Prefeitura quer proibir sopão grátis no centro


Em um prazo de 30 dias, a Prefeitura de São Paulo quer acabar com a distribuição do sopão para moradores de rua realizada por 48 instituições que oferecem o serviço voluntário nas vias públicas da região central.

Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, as entidades sociais poderão ser punidas caso não aceitem o convite de distribuir o alimento nas nove tendas da Prefeitura, como são conhecidos os espaços de convivência social que atendem os moradores de rua durante o dia.
O secretário de Segurança Urbana, Edsom Ortega, disse que as instituições que insistirem em continuar oferecendo comida na via pública para a população de rua serão “enquadradas administrativamente e criminalmente”.
A afirmação foi feita por Ortega durante uma reunião com representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) e da Associação Viva o Centro na quarta-feira da semana passada. Procurado ontem pela reportagem, o secretário informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não iria antecipar que tipo de crime ou infração administrativa as entidades estariam cometendo.
A intenção da Prefeitura é fazer que os moradores de rua procurem os albergues à noite, onde são oferecidas refeições. O advogado Kleber Luiz Zanchim, da Associação Viva o Centro, disse que as entidades podem ser punidas apenas administrativamente pela distribuição irregular de alimentos.
“A Vigilância Sanitária impede a promoção de práticas que possam sujar a via pública. As entidades podem ser multadas e ter os veículos apreendidos”, disse. Segundo o advogado, as instituições não podem ser processadas criminalmente por fornecer comida na rua. “Só se esse alimento causar algum malefício para o morador de rua, como uma intoxicação alimentar ou sua morte”, explicou o advogado.
Para o superintendente da Associação Viva o Centro, Marco Antonio Ramos de Almeida, a medida proposta pela Prefeitura irá tratar o morador de rua com dignidade. “Eles poderão se alimentar sentados em cadeiras e usando talheres. Nas ruas isso é impossível”, disse Almeida. Segundo ele, a distribuição de comida pelas entidades colabora para que os moradores de rua não procurem pelos serviços oferecidos pela Prefeitura.
A instituição Anjos da Noite, que há 23 anos distribui alimentos para moradores de rua da região central, é contra a proposta da Prefeitura. “Amar o próximo é crime agora?”, questionou o presidente da Anjos da Noite, Kaká Ferreira, de 59 anos.
Segundo Ferreira, muitos moradores de rua não querem ir para os espaços da Prefeitura. “Nesse caso eles ficam sem comer? Uma coisa não anula a outra. Podemos oferecer a comida para quem está nas tendas, mas queremos atender os moradores que não vão para os albergues à noite”, afirmou Ferreira. Segundo ele, a entidade ainda não recebeu o convite da Prefeitura. As Informações são do Jornal O Estado de São Paulo.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Comissão do Senado amplia punição por exploração sexual a crianças


O projeto de lei que amplia a punição por exploração sexual de crianças e adolescentes foi aprovado nesta quarta-feira (27) pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). O PLS 495/2011, do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), segue direto para a Câmara dos Deputados caso não haja recurso para votação no plenário do Senado. 

A punição atual estabelecida pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) prevê reclusão de 4 a 10 anos e multa nos casos de exploração sexual de menores ou submissão de crianças e adolescentes à prostituição. 

O projeto aprovado nesta quarta aumenta essa pena, que passaria a ser de 6 a 12 anos de reclusão e multa. O projeto prevê ainda que a pena seja aplicada a quem facilitar ou estimular as práticas na internet.

Uma parceria entre União, Estados e municípios também deve ser estabelecida, de acordo com a proposta, para promover campanhas de combate à exploração sexual de menores, além da criação de uma certificação das iniciativas que ajudem na repressão dos crimes.

Além das alterações no ECA, o PLS 495 prevê uma modificação na Política Nacional de Turismo (Lei 11.771/2008), para que seja inserida previsão de ações públicas no setor para combater a prática da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Fonte: R7

Inglês emagrece 101 quilos para perder virgindade, mas continua na seca


Stephen Hodson já foi um homem de grandes números. O inglês já pesou 190 quilos e tinha uma dieta baseada em seis mil calorias diárias. Porém, aos 30 anos, Hodson ainda se incomodava com o fato de ser virgem.
Disposto a mudar de vida e encontrar uma mulher para amar, o homem resolveu emagrecer. Em 18 meses, o britânico perdeu 101 quilos e resolveu partir para a caça. Porém, nada funcionou. Mesmo perdendo muito peso, o inglês continua virgem e, para ele, o motivo são as pelancas que ficaram em seu corpo após a dieta.
"As pessoas não me apontam mais na rua como faziam antes, mas eu sei que o problema está sob a minha roupa, e isso afeta a minha autoconfiança. É duro e desconfortável quando estou nu e a pelanca cobre a minha genitália", disse ao jornal "Daily Mail".
Mas esta situação incômoda está com os dias contados. Em agosto, Hodson irá passar por uma cirurgia para remover o excesso de pele no peito, abdome, virilha, braços e pernas.
Fonte: Site Pop

terça-feira, 26 de junho de 2012

Empresa de trem contrata sósia de Pavarotti para distrair passageiros durante atrasos

Divulgação

A operadora ferroviária Virgin Trains resolveu inovar para fazer com que os passageiros incomodados com atrasos tivessem pelo menos uma distração agradável enquanto esperavam. Para isso, a empresa contratou Colin Miller, 61 anos, que é sósia do tenor italiano Luciano Pavarotti.
O trabalho de Miller é ficar cantando e entretendo todos os passageiros que estiverem aguardando na estação de Staffordshire, na Inglaterra. "Ele alegra as minhas manhãs", contou a passageira Polly Thompson.
Miller começou a imitar Pavarotti depois de ter admirado a sua apresentação na Copa do Mundo de 1990, na Itália. Desde então, o homem já viajou por muitos países se apresentando e fazendo comerciais. As Informações são do Site Pop.

Em forma de protesto, ambientalista se enterra até o pescoço

Reprodução

O chinês Zhou Haijue, de 62 anos, não está nada satisfeito com alguns empresários que pretendem fazer diversas construções no terreno onde o ambientalista afirma ter plantado mais de quatro mil árvores.
Como forma de protesto ao desmatamento, Haijue encontrou uma maneira bastante peculiar para impedir que algo seja construído no terreno. O morador da cidade de Shiliu enterrou-se dos pés até o pescoço e disse que só sairá dali quando as autoridades lhe garantirem a posse das terras.
"Da noite para o dia, todas as árvores foram derrubadas e 30 anos de plantio e cuidado com a terra foram jogados fora", reclamou Haijue. As Informações são do Site Pop

Reprise do programa de Rafinha Bastos dá mais audiência que inédito


A reprise do "Saturday Night Live" deu mais audiência que a atração inédita.
Na semana passada, a RedeTV! anunciou que o programa ganharia um novo horário na madrugada de sábado para domingo.
A reprise marcou um ponto (cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande São Paulo), ante 0,7 do inédito, exibido no domingo à noite.
Rafinha Bastos, que encabeça o humorístico, já esperava pelo resultado.

Insatisfeita na RedeTV!, Hebe negocia volta ao SBT


A apresentadora Hebe Camargo negocia seu retorno ao SBT antes do seu contrato acabar, em dezembro.
Silvio Santos fez chegar à apresentadora que a quer de volta em seu canal, o mais rápido possível.
Insatisfeita na RedeTV!, Hebe pode sair da emissora antes do término do compromisso alegando atrasos nos pagamentos.
Segundo fontes ligadas a ela, há quatro meses a rede não paga a apresentadora em dia.
A loira tem salário de cerca de R$ 500 mil mensais, além de participação de 50% nas ações de merchandising de sua atração.
Procurada, Hebe não quis comentar o assunto. A RedeTV! nega atrasos no salário, mas confirma que há pendências com relação ao repasse na participação nos merchandisings, por culpa de alguns anunciantes.
Fonte: Folha de São Paulo

Twitteiros fazem campanha para ministro entregar relatório do mensalão


Uma campanha para que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski entregue o relatório do mensalão a tempo de o julgamento acontecer em 1º de agosto domina o Twitter na manhã desta terça-feira, 26. O assunto é um dos mais comentados na rede social e virou um Trending Topic no Brasil com a hashtag #EntregaLewandowski.
Lewandowski, que é o relator do processo do mensalão no STF, deveria ter entregue as suas considerações finais nesta segunda-feira, 25, para que o julgamento do caso tivesse início no dia 1º de agosto. Com o atraso, a data de início deverá ser revista, já que não será possível respeitar os prazos legais para a intimação dos advogados. A próxima data deve ser o dia 6 de agosto.
A pressão pela entrega, no entanto, gerou um constrangimento quando o presidente do STF, Carlos Ayres Britto, cobrou de Lewandowski, via ofício, a liberação do processo até a noite de segunda. Em resposta, Lewandowski soltou uma nota classificando a cobrança como inusitada, uma vez que o prazo para a entrega, que termina na sexta-feira, 29, foi definido em reunião com todos os ministros da Corte.
Lewandowski deve liberar o processo nesta terça-feira, obrigando Britto a fazer o que não queria: a publicação de uma edição extra do Diário de Justiça para garantir que o julgamento comece a 1.º de agosto, como decidido pelos ministros. Britto não queria publicar uma edição extraordinária para não ser acusado de dar ao processo um tratamento diferenciado. Em seu ofício, Lewandowski garantiu que não atrasará o processo.
Fonte: Estadão

Facebook muda e-mail de usuários para ‘@facebook.com’ sem avisar


Quem usa o Facebook pode ter uma surpresa ao visualizar as “Informações de contato” do seu perfil. A rede social alterou as configurações de exibição de e-mail de todos os usuários na segunda-feira.
Segundo o site de notícias americano Business Insider, o Facebook mudou a exibição do e-mail padrão, ocultando o endereço originalmente fornecido pelo usuário para a conta “@facebook.com”.
Em abril, a empresa havia informado, em sua página de imprensa, o início da criação e atualização dos e-mails dos usuários para “@facebook.com”.
A caixa de entrada do “@facebook.com” é a própria seção de “Mensagens” da rede social. Os endereços de e-mail foram criados automaticamente a partir do nome de usuário público.
O serviço de e-mails do Facebook foi lançado em 2010, mas nunca decolou como um substituto aos e-mails pessoais, hospedados em outros domínios.
5 passos para alterar
fb_reproducao.JPG
Se você não gostou da mudança nem da ideia de ter como e-mail principal um endereço do Facebook, segue o passo a passo para alterar suas configurações:
1- Acesse seu perfil e procure a caixa “Informações de contato”
2- Clique em “Editar”
3- Na janela aberta, altere a opção de exibição de e-mail
4- O e-mail de sua preferência deverá ficar marcado com a opção “Destacada na linha do tempo”, e o e-mail que você deseja esconder com “Ocultada da linha do tempo”
5- Depois da mudança, não esqueça de apertar o botão “Salvar”.

Fonte: Estadão

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Jovem tenta roubar refrigerante, mas acaba com braço preso à maquina


No último sábado, o corpo de bombeiros de National City, Califórnia, Estados Unidos, atendeu uma das mais bizarras ocorrências do ano. Um jovem de 17 anos tentou roubar um refrigerante de uma máquina de venda automática, mas sua estratégia não deu certo e acabou com o braço preso na saída de latinhas do dispositivo.
Um homem que passava pela rua ouviu o adolescente gritar por ajuda e acionou as autoridades. Após alguns minutos bombeiros e paramédicos chegaram ao local e começaram o trabalho de resgate.
"Inicialmente nós pensamos que alguém poderia ter a chave para abrir a máquina, o que faria com que retirássemos o garoto com o menor dano possível ao equipamento, mas ninguém tinha a chave", disse Michael Lafreniere, do Departamento de Bombeiros de National City.
Depois de mais de uma hora de intenso trabalho, os bombeiros conseguiram destruir parte da máquina e conseguiram libertar o jovem. Logo em seguida a um rápido atendimento médico, o garoto - que não teve nenhum ferimento grave - foi encaminhado para a delegacia da região.
Fonte: SIte Pop

Maluf afirma que Erundina ficou "enciumada" com visita de Lula em sua casa


O deputado Paulo Maluf (PP-SP) declarou nesta segunda-feira, dia 25, que a deputada Luiza Erundina (PSB-SP) ficou "enciumada" com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na semana passada.
"Ela tomou uma decisão, segundo os jornais, por ciúme", disse. "Ela ficou enciumada porque o Lula não foi na convenção dela [no último dia 15, quando Erundina foi anunciada vice], mas foi à minha casa. Mas isso não é problema meu. Ele tinha recomendação médica pra não ir, e nós temos que respeitar, porque ele está em tratamento médico."
Maluf frisou que sua casa "está aberta" para Lula, negando que tenha exigido a presença do ex-presidente para a formalização do apoio do seu partido à campanha do pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad."Se ele vier uma segunda ou terceira vez, vou ficar muito feliz."
"Casamento tem que ser na igreja, entrando pela porta da frente, abençoado pelo padre. Veja bem, meu querido, se estavam lá duas dezenas de fotógrafos, não tinha razão nenhuma para não tirarmos foto na saída dele de casa. Seria muito pior esconder a foto. Se ele for de novo, eu tiro dez vezes", completou.
Erundina, que estava definida como candidata a vice de Haddad, abandonou a chapa depois que o PP firmou aliança com Haddad.
Fonte: Site Pop

"Perto do PT hoje sou comunista", afirma Maluf


O deputado Paulo Maluf (PP-SP) comentou nesta segunda-feira, dia 25, que o PT, partido que apoia na disputa pela Prefeitura de São Paulo, atualmente se comporta ideologicamente mais à direita do que o próprio parlamentar.
"O governo do PT, quando tomou posse em 2003, veio sob dúvidas como iria se comportar ideologicamente. E eu quero dizer em alto e bom tom que o PT se comportou à direita de Paulo Maluf. Eu perto do PT hoje sou comunista. Eles defenderam mais do que eu as multinacionais e os banqueiros", afirmou durante convenção do PP.
Rebatendo as críticas sobre a ida do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à sua casa, na semana passada, para oficializar o apoio do PP ao pré-candidato petista, Fernando Haddad, Maluf disse que sempre recebeu a visita de mandatários e garantiu que, se a presidente Dilma Rousseff quiser ir à sua residência também será bem-vinda.
"Amanhã, se a presidente Dilma (Rousseff) for na minha casa é bem-vinda. O presidente Fernando Henrique esteve em casa. O presidente Itamar Franco esteve em casa. Do (Fernando) Collor, eu fui padrinho do casamento."
Fonte: Site Pop

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Elize vai para penitenciária de Suzane e Anna Jatobá


A bacharel em direito Elize Araújo Kitano Matsunaga, 30 anos, foi transferida ontem para a Penitenciária Feminina 1 de Tremembé (147 km de São Paulo).
Ela é acusada de matar e esquartejar o corpo do marido, o diretor executivo da Yoki, Marcos Kitano Matsunaga, 41 anos.
O crime ocorreu no último dia 19 de maio no apartamento do casal, na Vila Leopoldina (zona oeste).
Elize chegou às 17h30 na unidade. Ela ficará dez dias em regime de observação, isolada das outras presas.
Só poderá receber a visita de seu advogado, Luciano de Freitas Santoro. As informações são do Jornal Agora.

Diretor garante permanência de Leão no São Paulo


Após a eliminação para o Coritiba, na semifinal da Copa do Brasil, o diretor Adalberto Baptista, na capital paranaense, concedeu entrevista coletiva. O dirigente garantiu a permanência de Emerson Leão no cargo:

- A comissão técnica, o trabalho que fizemos, todo o planejamento segue. Estamos tristes, temos de remar para o mesmo lado e seguir em busca desses três pontos contra a Portuguesa, que têm a mesma importância que os três pontos da última rodada.

- Temos a confiança de que o grupo vai dar a volta por cima. Quem está no futebol sabe que a pressão existe. No primeiro tempo iniciamos bem o jogo, o Coritiba começou a respeitar até demais o São Paulo, mas tomamos o gol. Esse sofrimento que nós vimos agora em breve vai se transformar em alegria - completou.

Durante a entrevista coletiva, Emerson Leão também foi questionado sobre sua permanência. O treinador tem trocado constantes farpas com a cúpula e no clube boa parte da diretoria não o quer mais no cargo

- Eu me sinto perfeitamente tranquilo e os jogadores também. Não se tem uma decisão individual. Quando se entra em campo é uma equipe, não é um esporte isolado, com participação única. É coletivo - explicou o treinador, dividindo a culpa da eliminação com os atletas. 

Durante a semana, o presidente Juvenal Juvêncio garantiu que Leão seguiria mesmo com nova eliminação. No Paulistão, o Sampa também caiu na semifinal. Ano passado, outros dois tropeços: derrota para o Libertad (PAR), na Copa Sul-Americana, fora do G4 do Brasileirão. As Informações são do Jornal O Lance.


Neymar ignora rivalidade e afirma: 'Vou torcer para o Corinthians ser campeão'


O atacante Neymar surpreendeu a todos após a eliminação do Santos da Copa Santander Libertadores para o Corinthians, nesta quarta-feira, no Pacaembu. Autor do gol santista no empate por 1 a 1, a Joia ignorou a rivalidade entre os dois clubes e disse que agora vai torcer para o Timão na decisão do torneio sul-americano.

- Vou torcer para o Corintihans ser campeão, é o melhor time do Brasil e quero que um time brasileiro vença a Libertadores - afirmou o craque, no vestiário do Pacaembu.

Apesar do gol, Neymar teve desempenho abaixo do seu normal e não conseguiu decidir para o Santos eliminar o arquirrival. No jogo de ida, ele também foi mal e externou cansaço físico e mental, como apontou o técnico Muricy Ramalho e outros santistas.

Como consolo, com o gol anotado na semifinal, ele chegou a oito e tornou-se artilheiro isolado da Libertadores deste ano. Ele também chegou aos 14 pelo Santos na competição, já que marcou seis ano passado, e igualou Robinho na vice-artilharia do clube na história da Liberta. A dupla de amigos só fica atrás de Pelé, que anotou 17 gols.

O Timão agora espera pelo rival na final da Libertadores, que começa na próxima quarta, fora do Brasil. Universidad do Chile e Boca Juniors se enfrentam em Santiago. Na primeira partida, os argentinos venceram por 2 a 0. As Informações são do Jornal O Lance.


quarta-feira, 20 de junho de 2012

Câmara analisa fim de ajuda de custo de parlamentares


A Câmara analisa proposta que acaba com os chamados 14º e 15º salários de deputados e senadores. A medida está prevista no Projeto de Decreto Legislativo 569/12, já aprovado no Senado, de autoria da senadora licenciada Gleisi Hoffmann, atual ministra-chefe da Casa Civil.
O pagamento é feito a título de ajuda de custo e, hoje, corresponde ao valor de um subsídio mensal (R$ 26.723,13) recebido pelos parlamentares no começo e no final de cada sessão legislativa ordinária, que corresponde a cerca de um ano. Pela proposta, a ajuda de custo será paga somente no início e no fim dos mandatos — em regra, quatro anos para deputados e oito anos para senadores.
De acordo com Gleisi Hoffmann, a ajuda de custo era necessária na época em que os transportes do País eram “precários” e os parlamentares deslocavam-se do interior para a capital somente uma vez por ano. “Hoje, os membros do Congresso Nacional têm a possibilidade de retornar às suas bases eleitorais a cada semana, não se justificando, há muito, a manutenção do pagamento dessas parcelas”, argumentou.
TramitaçãoA proposta terá de ser analisada em regime de prioridade  pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o Plenário da Câmara.

Google ameaça sites que convertem vídeos em MP3

SÃO PAULO – O Google está ameaçando processar o site YouTube-MP3, que extrai arquivos MP3 a partir de vídeos no Youtube. A informação é do site TorrentFreak. De acordo com a gigante de buscas, o site possui 1,3 milhão de visitantes por dia, disponibilizando áudios em MP3 dos vídeos para download.


O Youtube-MP3 recebeu um ultimato dizendo que a atividade deveria parar em sete dias. O advogado Harris Cohen insiste na carta, enviada dia 8 de junho a “Phillip”, dono do site, que o ato é contrário ao que consta nos termos de serviço da Interface de Programação de Aplicações (API, em inglês) do Youtube. Ele enfatiza o fato de que “separar, isolar ou modificar componentes de qualquer conteúdo audiovisual no Youtube que pode ser disponibilizado pelo API” é probido.
Na página do Youtube-MP3, “Phillip” pede ajuda aos usuários e esclarece que nunca usou a API do Youtube e argumenta que segundos tribunais alemães, sua ferramenta de gravação de áudio é legal e nessa suposta orientação para baixar conteúdo do site de vídeos.
Segundo o TorrentFreak, outros sites, que oferecem serviço semelhante, como o Video2Mp3,VidToMP3, FLVto ou ListenToYoutube, podem receber a mesma reclamação do Google. As Informações são do Jornal O Estado de São Paulo.

Governo uruguaio quer vender maconha


MONTEVIDÉU - O governo uruguaio envia nesta quarta-feira ao Congresso o projeto que legaliza a venda de maconha no país. Em um passo além da legalização, o governo quer também ser o único vendedor autorizado da droga, como forma de combater a criminalidade.

Se o projeto for aprovado, cada consumidor (somente adultos poderão ser cadastrados como tal) terá direito a comprar 40 cigarros por mês. Quem ultrapassar esse limite mensal será enviado para centros de reabilitação para viciados em drogas. A medida já é alvo de polêmica no Uruguai, com clínicas de reabilitação criticando a ação e com a legalização das drogas sendo debatida amplamente nas redes sociais.

- Facilitar o acesso às drogas fomenta o consumo. As drogas que mais se consomem no país são as legalizadas - afirma Ismael Piñero, da clínica Ser Libre, ao site do jornal uruguaio “El Pais”.

A secretaria da Presidência de José Mujica não quis comentar o assunto. Atualmente, não há leis que proíbam o uso da maconha no país.

A intenção do governo é combater o lucro do tráfico e prevenir o uso de drogas mais pesadas, como a cocaína, que afeta muitos uruguaios atualmente e está relacionada com a violência. Especialistas, porém, argumentam que a maconha muitas vezes funciona como porta de entrada para outras drogas mais perigosas para a saúde.

O preço dos cigarros controlados será acessível ao público, de acordo com o projeto, e conterá um imposto adicional destinado à reabilitação de viciados em drogas.

A senadora governista Mónica Xavier defendeu que jovens não usem drogas, mas apresentou uma visão realista sobre o assunto:
- Se consomem, que seja o quê menos causa danos - defendeu, durante uma entrevista para uma TV local.

Pablo Rossi, do Centro Manantiales para recuperação de dependentes químicos, tem dúvidas sobre o sucesso da internação compulsória prevista pelo governo.
- Uma a cada três pessoas que vai para a reabilitação à força acaba abandonando o tratamento. Contudo, a pessoa viciada está contida em um espaço, livre do vício. Creio que pode ajudar de alguma forma - afirma.

Ao ser perguntado sobre a legalização do cultivo de maconha para consumo próprio, durante uma entrevista em maio deste ano, Mujica disse que não era a favor da medida: “Não sou a favor, mas não tenho autoridade moral para impedir que se cultive, já que fumei tabaco por toda a minha vida. Vou passar uma imagem de velho conservador? Mas, como tudo na vida, é preciso haver limites”. As Informações são do Jornal O Globo.

SBT compra direitos e volta a produzir programa do palhaço Bozo


O SBT acaba de fechar contrato com a americana Larry Harmon Pictures Corporation para voltar a produzir programas com Bozo, sucesso na emissora nos anos 1980.
O acordo prevê também a exibição do desenho animado do personagem e o licenciamento de produtos da marca.
Assim como as negociações para a nova versão de "Carrossel", foi o próprio Silvio Santos quem fechou o acordo.
Com estreia prevista para o próximo semestre, o programa ainda não tem definido quem será o intérprete do palhaço.
O apresentador Luís Ricardo, um dos que usaram a vestimenta do personagem, ainda trabalha no canal. As Informações sao do Jornal Folha de São Paulo.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Marcha da maconha reuniu cerca de 500 na Cúpula dos Povos


RIO — A “Marcha da Maconha”, que luta pela legalização da droga no país, saiu em passeata no fim da tarde desta quarta-feira no Museu de Arte Moderna (MAM). De acordo com a Polícia Militar, cerca de 500 pessoas participaram da manifestação, que durou cerca de uma hora e seguiu até a plenária “Direitos por Justiça Social e Ambiental”, um dos espaços da Cúpula dos Povos.

Os manifestantes foram escoltados por cerca de trinta policiais militares até o final da passeata. Durante a caminhada, eles gritavam palavras de ordem à favor da descriminalização da droga. Os militantes passaram pelas tendas indígenas e do movimento Hare Krishna. Logo no início da passeata, uma senhora contrária ao movimento estendeu o dedo médio para os participantes, mas não ocorreu nenhum incidente durante todo o percurso, segundo o major da polícia militar, Fábio Pinto.

Organizador da passeata, Renato Cinco considerou a passeata um sucesso:

— Fizemos uma manifestação no território da cúpula, pois o nosso objetivo foi divulgar o debate em torno da descriminalização. E foi uma sucesso! Quando começamos a marcha tínhamos umas cem pessoas, e aos poucos muita gente foi aderindo a passeata. Queremos mostrar que a violência está em torno do mercado clandestino, e não no consumo da droga — disse o organizador, que afirmou que movimentos de 14 cidades diferentes organizaram o movimento.

Logo após o término da manifestação, o grupo de Articulação internacional dos atingidos pela Vela começaram uma nova marcha. Segundo a organização do evento, cerca de duas mil pessoas participam do movimento que segue em direção ao Palácio Capanema, na Rua da Imprensa. A marcha é contra a companhia Vale do Rio Doce e outras grandes corporações, e é acompanhada de participantes da via campesina e da Marcha Mundial das Mulheres.

Fonte: Jornal Extra

Justiça decreta prisão de Elize Matsunaga até o julgamento


Elize Araújo Matsunaga, autora do assassinato e esquartejamento do marido, o empresário Marcos Matsunaga, vai permanecer presa até o julgamento. O juiz da Vara do Tribunal do Juri, Adílson Paukoski, aceitou todas as fundamentações da denúncia formulada pelo Ministério Público e decretou, na tarde desta terça-feira, a prisão preventiva de Elize. Ela agora é ré do processo penal. Elize vai responder por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, meio cruel e impossibilidade de defesa da vítima) e ocultação de cadáver.
O promotor de Justiça José Carlos Cosenzo, autor da denúncia, acredita haver elementos para que Elize seja condenada a 35 anos de prisão. Ele considerou que o caso atende aos três requisitos básicos para a decretação da prisão preventiva: a garantia da ordem pública, a conveniência da instrução penal e a efetiva aplicação da lei penal. “Se ela fosse posta em liberdade, poderia correr risco de vida ou fugir”, disse.
Classificando o crime como “hediondo, cruel e repugnante”, o promotor fez um relato minucioso dos acontecimentos que culminaram na morte do empresário. “Para mim, trata-se de um crime premeditado”, afirmou. Segundo ele, a motivação não seria apenas vingança por estar sendo traída, mas também material. Em sua denúncia, o promotor relatou: "Beneficiária única de seguro de relevante valor (600 mil reais), ficando com a filha herdeira do enorme patrimônio do pai, resolveu mata-lo. Conseguiria se vingar e ficaria rica.” Cosenzo também acredita, assim como a polícia, que Elize não tenha contado com ajuda de uma terceira pessoa para cometer o homicídio, nem para ocultar o cadáver. 
Fonte Revista Veja.

Coordenador da campanha de Haddad critica reação de Erundina


O coordenador da campanha do pré-candidato Fernando Haddad (PT), Antonio Donato, rebateu a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que afirmou em reunião do PSB que foi a forma como a aliança com o PP do deputado Paulo Maluf foi feita que a tirou da vice na chapa petista, e não o conteúdo da aliança. O anúncio foi feito na casa de Maluf, com direito a foto com Haddad e o ex-presidente Lula, nessa segunda-feira, 18. No final da tarde desta terça-feira, 19, Erundina confirmou sua saída da chapa.
"Quem quer mudar o Brasil se preocupa com o conteúdo e não com a forma", afirmou Donato. O coordenador de Haddad disse "lamentar" a decisão de Erundina, e sustentou que ela foi informada da possibilidade da aliança com Maluf antes de ser anunciada como vice. "Isso foi conversado com ela. Se ela mudou de ideia... A gente vai continuar na nossa toada."
Segundo Donato, o nome do novo vice será discutido com PT, PSB e PC do B. O PSB informou que mantém apoio à pré-candidatura de Haddad, mas deixaria de reivindicar a vaga para compor a chapa.
Fonte: Estadão

PM usa cães para evitar bombas no clássico paulista


O esquema de segurança do clássico paulista entre Corinthians e Santos, nesta quarta-feira, no Pacaembu, pela semifinal da Libertadores, terá uma novidade. A Polícia Militar irá utilizar, pela primeira vez em São Paulo, cães farejadores para detectar torcedores com bombas e sinalizadores e, assim, evitar que esses artefatos entrem no estádio.
"É a primeira vez que a gente utiliza isso (cães farejadores num jogo de futebol) e espero que funcione", contou o tenente-coronel José Balestiero Filho, comandante do 2º Batalhão de Choque da PM, que é responsável pelo esquema de segurança do clássico paulista no Pacaembu. "É um procedimento muito comum, como acontece nos aeroportos."
Como não há um número grande desses cães farejadores - o tenente-coronel não soube precisar quantos serão utilizados nesta quarta-feira - e esses animais não podem trabalhar muitas horas, o trabalho deles será concentrado na entrada do tobogã. "O Tobogã é minha maior preocupação", admitiu José Balestiero Filho, lembrando que o setor será destinado exclusivamente aos corintianos e fica muito perto da área reservada aos santistas no Pacaembu.
Além da novidade dos cães farejadores, a PM fez um esquema de segurança reforçado para o clássico paulista. "Sabemos que é um jogo de vida ou morte (para os dois times na Libertadores) e aumentamos bastante o efetivo", disse o tenente-coronel. Assim, haverá um contingente de cerca de mil policiais no Pacaembu e região, sendo 300 deles dentro do estádio. 
Fonte: Estadão

Dilma quer lançar logo plano de combate à homofobia


Por determinação do Palácio do Planalto, a Secretaria de Direitos Humanos acelerou os preparativos para o lançamento do 2.º Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Focado no combate à homofobia, o plano só deveria ser lançado em dezembro. Dias atrás, porém, o Palácio do Planalto comunicou à Secretaria que a presidente Dilma Rousseff decidiu adiantar para agosto.
Também ficou determinado que a ministra Maria do Rosário deve apresentar o primeiro esboço do plano a Dilma até meados de julho. A presidente quer saber, em detalhes, qual será o custo, quais as principais ações e o papel de cada um dos 18 ministérios envolvidos.
Não se sabe qual é a estratégia do Planalto. Combate à homofobia é tema polêmico e o lançamento do plano em agosto, em pleno debate eleitoral, pode servir de artilharia para setores que se opõem à concessão de amplos direitos civis à população LGBT. Eles podem usá-lo para atirar contra o PT, como fizeram na eleição presidencial em 2010.
Por outro lado, o anúncio adiantado do plano pode ser uma tentativa de amenizar as críticas que o governo vem recebendo dos gays. Na Marcha contra a Homofobia, no mês passado, em Brasília, o governo Dilma foi um dos alvos de ataques. Coincidência ou não, foi logo depois da marcha que Planalto mandou acelerar os preparativos.
Uma terceira hipótese para explicar a iniciativa do governo seria a esperança de que, no meio do debate sobre problemas municipais, o plano não desperte muita atenção.
As entidades de defesa dos direitos dos homossexuais têm manifestado preocupação com a crescente violência decorrente da homofobia. Assessores da ministra Maria do Rosário correm para apresentar a Dilma, na reunião de julho, números consistentes sobre o tema. Se conseguirem, será a primeira vez que se divulga alguma estatística oficial nesta área.
O 1.º Plano LGBT, preparado por uma comissão técnica interministerial, foi lançado em 2009, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando a Secretaria de Direitos Humanas era chefiada por Paulo Vannuchi. Era uma continuidade do Programa Brasil Sem Homofobia, implantado em 2004, na gestão de Nilmário Miranda.
O texto de apresentação do 1.º Plano dizia que era uma iniciativa para “tratar a questão dos direitos humanos como verdadeira política de Estado, que ultrapassa barreiras partidárias e conjuga distintas filosofias e crenças para firmar como eixo fundamental a consolidação plena da democracia no País”. O objetivo, ainda segundo o texto, era implementar políticas públicas “com maior equidade e mais condizentes com o imperativo de eliminar discriminações, combater preconceitos e edificar uma consistente cultura de paz, buscando erradicar todos os tipos de violência.
Fonte: Estadão