Mais SP

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Basta educação para economizar 30% de água e 50% de energia nas cidades, diz ONU


O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) estima que economias na ordem de 30% de água e 50% de energia podem ser obtidas praticamente sem investimento algum. O "incentivo às mudanças de comportamento”, diz a entidade, é suficiente para alcançar a maior parte destes objetivos.
“Em outras palavras, educação?”, questionou o UOL. “Sim. Educação”, respondeu o executivo da ONU durante o lançamento,  nesta segunda-feira (18), de uma iniciativa com o objetivo de reduzir os níveis de poluição, melhorar a eficiência de recursos e reduzir os custos de infraestrutura em cidades do planeta.

Intitulado Iniciativa Global para Cidades Eficientes no Uso de Recursos, o programa está aberto à participação de cidades com mais de 500 mil habitantes e espera receber a adesão de 200 metrópoles até 2015.

Estima-se que 80% da população mundial estará concentrada em cidades até 2050. Segundo projeções da ONU, essa nova onda de urbanização deve resultar em mais 3 bilhões de pessoas morando em cidades num período de apenas 80 anos, especialmente na África e na Ásia.

As áreas urbanas, que ocupam 3% da superfície da Terra, respondem por 50% de todo o lixo, geram de 60% a 80% de todas as emissões de gases de efeito estufa e consomem 75% dos recursos naturais.
Fonte: Uol

.

Menina inglesa acorda do coma depois de ouvir Adele


Em abril, Charlotte Neve estava vendo TV com a mãe e a irmã, quando sofreu um AVC – caso muito raro em crianças. Mesmo depois de duas cirurgias, a garota entrou em coma e os médicos disseram à família para se preparar para o pior. 
Porém, quando Leila Neve, mãe de Charlotte, entrou no quarto para se despedir da filha, a música “Rolling In The Deep”, da cantora Adele, começou a tocar no rádio. “Comecei a cantar para ela porque ela amava Adele e nós costumávamos cantar essa música juntas”, disse a mãe em entrevista ao "Telegraph". Sem nenhuma reação desde o acidente, a criança então começou a sorrir.
“As enfermeiras disseram que eu a `desbloqueei` e ela foi ficando cada vez melhor”, conta. Em dois dias, a menina começou a falar e a reconhecer cores. Logo depois, conseguia se levantar da cama. Passados dois meses, ela consegue andar e recuperou parcialmente a visão. Charlotte se prepara agora para voltar à escola e às aulas de dança. 
Fonte: pop.com.br

Relato de Dilma sobre tortura é fato da história, diz Amorim


O ministro Celso Amorim (Defesa) afirmou na tarde desta segunda-feira (18) que relatos como o da presidente Dilma Rousseff sobre as torturas sofridas durante o regime militar "são fatos da história". Ele evitou se estender sobre o tema.
"São fatos da história. Eles vão aparecendo. Cada cidadão forme a sua ideia sobre isso. A 

Comissão da Verdade é para que as pessoas conheçam os fatos sobre todos os ângulos", disse ele, em visita à exposição Humanidades, no Forte Copacabana.

Documentos arquivados em uma sala do Conedh-MG (Conselho de Direitos Humanos de Minas Gerais), em Belo Horizonte, revelam torturas sofridas pela presidente. Até agora, só se sabia que Dilma tinha sido torturada por militares em São Paulo e no Rio. Em depoimento de 2001, contudo, ela conta que também foi torturada em Juiz de Fora (MG), para onde foi levada em janeiro de 1972.

O testemunho, prestado a integrantes do Conedh-MG, foi revelado ontem pelo "Correio Braziliense". Segundo o jornal, durante a tortura os militares indagaram sobre um plano de fuga de Ângelo Pezzuti, ex-líder do grupo Colina, no qual Dilma militou.

Ela descreve os tipos de tortura a que foi submetida, como pau-de-arara, choques elétricos e palmatória, e diz ter recebido socos no rosto. "Minha arcada girou para o outro lado, me causando problemas até hoje, problemas no osso do suporte do dente. Me deram um soco e o dente deslocou-se e apodreceu", relatou ela, de acordo com o jornal. "Só mais tarde, quando voltei para SP, o [capitão Alberto] Albernaz completou o serviço com um soco, arrancando o dente."

A correção da arcada dentária foi uma das cirurgias a que Dilma se submeteu às vésperas da campanha presidencial de 2010.

SIGILO
Amorim negou que a pasta tenha ampliado o sigilo de alguns documentos. Segundo a versão do ministro, todos os papéis tiveram seu prazo para se tornar público mantido, reduzido ou eliminado após a Lei de Acesso a Informações.

"O ministério não ampliou o segredo de nenhum documento. A lei estabeleceu quatro níveis de documento. Ela acabou com a categoria dos confidenciais. Uma boa parte desses foi simplesmente considerado ostensivo, porque o segredo não se justifica mais. Para alguns se justificava a manutenção do prazo inicialmente estabelecido, que era dez anos. Nenhum documento terá o sigilo aumentado em dez anos. Ou foi reduzido, eliminado ou mantido", disse.

Fonte: Folha de São Paulo

Maluf afirma que fez aliança com PT por 'amor a São Paulo'


Em ato em que formalizou o apoio do PP à candidatura de Fernando Haddad (PT) à Prefeitura de São Paulo, o deputado Paulo Maluf (PP-SP) negou nesta segunda-feira relação da aliança com a nomeação de um indicado seu no Ministério das Cidades.

O deputado disse não conhecer Osvaldo Garcia, nomeado secretário nacional de saneamento ambiental do Ministério das Cidades na última sexta-feira e afirmou que apoiará o pré-candidato do PT em São Paulo, Fernando Haddad, "por amor a São Paulo".
Questionado sobre o pepista no ministério Maluf disse: "Não conheço ele. Parece que é do Paraná. É do PP do Paraná."

A aliança foi fechada hoje na casa de Maluf, no Jardim Europa, com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente do PT, Rui Falcão, além de malufistas históricos, como o vereador Wadih Mutran (PP).


"É o nosso candidato porque eu amo São Paulo. E por amor a São Paulo eu tenho plena convicção de que São Paulo vai precisar do governo federal para resolver seus problemas."
Esta será a primeira vez que PT e Maluf serão aliados no primeiro turno de uma eleição na capital paulista.

"Nós não devemos olhar pelo retrovisor. Temos de olhar pelo para-brisa. Quem olha pra trás, não olha para a frente."
Maluf se dispôs a participar do programa de Haddad na TV, mas desconversou sobre a possibilidade de subir ao palanque com o petista.

"No que ele precisar de mim e do partido, vamos estar com ele. Hoje o palanque não tem mais, porque é proibido você levar artistas. No palanque eletrônico, se ele precisar, estou aqui."

Maluf disse ainda que divergências ideológicas com o PT não existem mais.
"Não tem mais no mundo esquerda e direita", disse Maulf. "O que tem hoje é "efficacité" [eficácia em francês]. Eu fiz a minha opção por uma parceria estratégica com o governo federal."

Fonte: Folha de São Paulo

Para Erundina, aliança com Maluf não vai tirar votos

Um dia após reconhecer que se sente desconfortável com a aliança com o deputado Paulo Maluf (PP), a deputada e ex-prefeita Luiza Erundina (PSB), pré-candidata a vice em São Paulo ao lado do ex-ministro Fernando Haddad (PT), afirmou que o apoio do ex-prefeito não deve fazer com que seus eleitores desistam de votar na chapa.

"Os que me apoiam não fazem isso por uma questão meramente ideológica, mas pela questão política, de programa de governo, políticas públicas e método de gestão", disse ontem Erundina, antes de encontrar amigos e apoiadores - incluindo ex-secretários de sua gestão (1989-1992).

O encontro ocorreu na casa da ex-secretária de Bem-Estar Social Rosalina de Santa Cruz e reuniu cerca de 30 pessoas, entre sindicalistas, professores e amigos pessoais. "São companheiros e companheiras, alguns que integraram meu governo, mas sobretudo gente que tem muita identidade política e, num momento como esse, não poderia deixar de pedir apoio e ter essas pessoas juntas construindo a campanha e tê-las, eventualmente, num futuro governo, participando dele", explicou a deputada.

Amiga pessoal de Erundina e anfitriã do encontro, Rosalina disse torcer para que a aliança com o PP não se concretize. "Maluf não tem a ver com a proposta que a Luiza defende e sempre defendeu, que é a de uma cidade democrática, socialista, da alegria, onde o povo seja respeitado. Nenhum de nós está gostando", afirmou. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Inscrição no Sisu começa hoje


O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) abre hoje as inscrições para 30.548 vagas de meio de ano em universidades públicas.
Poderá participar quem fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano passado.
O cadastro deve ser feito pelo site http://sisu.mec.gov.br/ até sexta-feira. Participam do processo seletivo 56 universidades de todo o país.
Em São Paulo, somente o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) oferece vagas.
São 1.080 oportunidades para os seus cursos superiores de tecnologia.
Calendário
A primeira chamada do Sisu será realizada no dia 25 deste mês. A matrícula para esses candidatos deverá ser feita entre os dias 29 deste mês e 2 de julho.
Caso sobrem vagas, uma segunda chamada será feita no dia 6 de julho. Para essa etapa, a matrícula será nos dias 10 e 11 de julho.
Poderá haver, ainda, uma convocação por lista de espera no dia 17 de julho.

Fonte. Jornal Agora

Aposentado de 72 anos desarma e mata assaltante


O aposentado e ex-jogador de basquete Wanderley Zin, 72 anos, desarmou e matou um assaltante que invadiu a sua casa, na noite de anteontem, em Birigui (507 km de SP).
Segundo a polícia, ele estava assistindo à televisão com a mulher, uma aposentada de 69 anos, quando um suspeito invadiu o imóvel pelo quintal.
O assaltante de 37 anos rendeu o casal.
Quando ele se preparava para amarrar os idosos, Zin aproveitou um momento de distração, começou a brigar com o invasor, tirou o revólver do ladrão e acertou um tiro nele.
O suspeito tentou fugir, mas caiu no quintal da casa dos aposentados. Segundo a polícia, Zin ainda disparou contra um segundo suspeito.
No entanto, ele não acertou o tiro e o comparsa fugiu.
Fonte: Jornal Agora