Mais SP

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Juros ao consumidor e inadimplência recuam em junho, diz BC


As taxas de juros ao consumidor voltaram a recuar no mês passado, mostram dados do Banco Central divulgados nesta quinta-feira (26). Em média, as operações de empréstimo para pessoas físicas cobraram juros de 36,5% ao ano, o menor número da história e uma queda de mais de dois pontos percentuais na comparação com a média de maio.

O "spread" (diferença entre quanto os bancos pagam para captar recursos e o quanto cobram na ponta) do consumidor caiu de 30,5 ponto percentual para 28,5 ponto percentual na mesma comparação, o menor valor desde dezembro de 2010. O volume de novos empréstimos concedidos a consumidores também aumentou, de R$ 537 bilhões para R$ 545,9 bilhões.

A inadimplência, que em maio atingiu a máxima histórica, recuou, mostram os dados do BC. O percentual das operações em atraso de mais de 90 dias, que estava em 7,9% no mês retrasado, caiu para 7,8% no mês passado.

A média teve queda exclusivamente por conta do recuo na calote de veículos, que se reduziu de 6,1%, máxima histórica, para 6%. A inadimplência do cheque especial aumentou de 11,3% para 11,6%, a de crédito pessoal se manteve em 5,7% e a aquisição de outros bens se elevou de 13,9% para 14,1%.

Fonte: Folha de São Paulo.

Suspeito de abusar da enteada é preso em Belo Horizonte


Um Homem suspeito de ter abusado sexualmente da própria enteada de apenas dois anos foi preso em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, nesta quinta-feira.


O Suspeito, de 32 anos, foi detido dentro de sua casa, no bairro Novo Progresso, após ser denunciado pela esposa.

Ao notar a presença da polícia, o suspeito pegou duas facas na cozinha e tentou manter o bebê e a mulher reféns. Porém, os agentes conseguiram desarmar r conter o homem que foi encaminhado a 6° seccional de Contagem.

Fonte: Band

Células-tronco retiradas na lipoaspiração podem originar vasos sanguíneos


Células-tronco extraídas do corpo durante uma lipoaspiração podem ser usadas para dar origem a vasos sanguíneos saudáveis. De acordo com um estudo apresentado durante evento anual da Associação Americana do Coração, essas células podem ser usadas para a criação de vasos de pequeno diâmetro, essenciais em procedimentos de ponte de safena – que, normalmente, usam vasos artificiais ou retirados de outras partes do corpo.
“Os vasos sanguíneos derivados das células da lipoaspiração e crescidos em laboratório podem se tornar uma reserva importante para procedimentos como enxerto de vasos sanguíneo”, diz Matthias Nollert, coordenador do estudo e professor da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos. Segundo o pesquisador, os enxertos de vasos com diâmetros pequenos que são usados atualmente têm um risco inerente de coagulação, podendo ser rejeitados ou não funcionarem normalmente.
“Os vasos que desenvolvemos têm boas propriedades mecânicas e acreditamos que eles irão se ajustar normalmente ao corpo quando expostos a hormônios”, diz. Nollert afirma ainda que esses vasos aparentam prevenir o acúmulo de plaquetas no sangue, um problema que pode levar ao estreitamento das artérias.
Pesquisa – As células-tronco derivadas da gordura retirada durante a lipoaspiração foram transformadas em células de músculo liso e, em seguida, “semeadas” para se tornarem uma membrana muito fina de colágeno. Conforme iam se multiplicando, essas células foram sendo enroladas em tubos com diâmetros similares aos de pequenos vasos sanguíneos. Dentro de três ou quatro semanas, elas haviam se multiplicado o suficiente para se tornarem vasos sanguíneos utilizáveis.
De acordo com os pesquisadores, criar vasos sanguíneos com essa técnica abre portas para o desenvolvimento de veias que podem ser usadas em procedimentos cirúrgicos de enxerto. Os cientistas esperam ter um protótipo de testes em animais para dar início à nova fase dos estudos dentro de seis meses.
Fote: Revista Veja

Menino de 11 anos foge da mãe na Inglaterra, pega avião e vai para Roma


Um menino de 11 anos da Inglaterra fugiu de casa, entrou em avião e foi parar em Roma, na Itália. É uma história de causar pânico em qualquer pai e mãe.

O menino Liam Corcoran, de 11 anos fugiu da mãe enquanto ela fazia compras em um shopping perto do aeroporto de Manchester.
Ele driblou a segurança do aeroporto e toda a tripulação da Jet Two, uma empresa aérea do Reino Unido, e se misturou a uma família na hora do embarque.
A tripulação só foi se dar conta quando o voo já estava na metade. Assim mesmo porque os passageiros desconfiaram quando ele contou que estava fugindo de casa. O menino voltou pra casa no mesmo voo. Pelo menos cinco funcionários da Jet Two foram suspensos.
Fonte: G1

SUS fornecerá 2 novos remédios contra hepatite C a partir de 2013


Dois novos remédios serão fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes com hepatite tipo C a partir do próximo ano. As drogas - telaprevir e boceprevir - são de uma nova geração de medicamentos, os inibidores de proteases, e deverão ser usadas por pacientes portadores de cirrose e fibrose avançadas.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, em torno de 5,5 mil pessoas estão nesse grupo de maior risco de progressão da doença e poderão ser tratadas pelo novo coquetel de remédios.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a adoção das novas drogas no tratamento de casos graves permitirá dobrar as chances de um paciente se curar. O telaprevir e o boceprevir têm uma taxa de eficácia de 80% ante os 40% de sucesso do tratamento utilizado atualmente com a associação de dois medicamentos, o interferon peguilato e a ribavirina. Os remédios, segundo o ministro, são indicados para o combate ao vírus classificado como "genótipo 1". Durante cerimônia nesta quarta-feira (25) do Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais, o ministro afirmou:

— Estamos possibilitando para os brasileiros atendidos pelo SUS a oportunidade de passar a receber o de melhor para o tratamento de doenças virais.

Dados apresentados pelo Ministério da Saúde apontam a existência em torno de 1,5 milhão de pessoas infectadas pela hepatite C no Brasil. Esse tipo de hepatite, ainda segundo informações do Ministério, é responsável por 70% das hepatites crônicas, 40% dos casos de cirrose e 60% dos cânceres primários de fígado.

O Ministério está desenvolvendo uma campanha com ênfase na necessidade de se ter o diagnóstico precoce da doença em conjunto com a prevenção.

— É uma doença silenciosa e, muitas vezes, o diagnóstico é tardio. A grande prioridade é rompermos o silêncio.
O período entre a infecção pelo vírus até a fase da cirrose hepática pode levar de 20 a 30 anos, sem que a pessoa apresente sintomas da doença. Como forma de mobilização em torno do tema, o Ministério lançou um concurso voltado aos tatuadores e às manicures para incentivar práticas de prevenção contra a doença em salões de beleza e estúdios de tatuagem.
Fonte: R7.com