Mais SP

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Jovens da Zona Norte aprendem inglês, espanhol e música de graça


Jovens da Brasilândia e da Freguesia do Ó, na Zona Norte da capital paulista, aprendem inglês, espanhol e música de graça. Muitos também têm aulas de informática. Quem proporciona isso é o Centro de Juventude Paulus, mantido por padres e irmãos paulinos. 
"Na escola eles já buscam um conhecimento científico e focam naquilo. Infelizmente, a escola não consegue trabalhar muito esse lado social e aqui nós tentamos trabalhar isso", diz Marina Braga Batista, educadora social.
A importância para os moradores da região é muito grande, pois são poucos os lugares que oferecem esse tipo de curso. O Centro de Juventude Paulus atende aproximadamente 300 alunos da rede pública de ensino entre 13 e 21 anos.
Centro de Juventude Paulus
Rua Dias Velho, 213 - Freguesia do Ó
Telefone: 3992-3445

Fisiculturista mais velha do mundo compete aos 75 anos


Aos 75 anos e dona de uma disposição invejável, Ernestine Shepherd é a fisiculturista mais velha do mundo, segundo o Livro Guinness dos Recordes.
Ela dá aulas de ginástica em uma igreja na cidade americana de Baltimore e diz que o exercício físico é uma pílula de juventude.
Miss Ernie, como é conhecida, começou a treinar profissionalmente há apenas quatro anos, seguindo o mantra de que a idade é apenas um número.
No dia em que deu a entrevista à BBC, ela havia acordado às 2h30 da manhã e corrido 16 quilômetros. Sua meta, diz ela, é inspirar as pessoas a se exercitarem e a se alimentarem bem.
Fonte: Estadão

Criança que usa SMS lê e fala melhor

As crianças que recorrem frequentemente às mensagens de texto do celular lêem e falam melhor, pelo que os pais devem incentivar os seus filhos a enviarem SMS (Short Message Service) a fim de melhorarem as suas capacidades fonoaudiológicas, conclui um estudo britânico co-financiado pela British Academy.
 

Além disso, as crianças que recorrem regularmente à linguagem abreviada em SMS têm uma maior capacidade de soletrar palavras corretamente e apresentam melhores resultados em testes de fluência verbal.
Os pesquisadores da Universidade de Coventry analisaram um grupo de 63 crianças entre os oito e os 12 anos e verificaram que há uma relação entre a utilização de SMS e a alfabetização visto que a leitura de abreviaturas requer uma forte consciência da combinação de sons.

De acordo com Clare Wood, especialista em desenvolvimento psicológico da Universidade Coventry, o estudo teve como propósito  inicial detectar alguma associação entre o uso de texto abreviado e a alfabetização, já que a ação tem sido constantemente combatida.  “Ficamos surpreendidos quando constatamos que o uso de mensagens de texto contribui para o desenvolvimento de habilidades fono-auditivas e da capacidade de leitura das crianças”, referiu a investigadora à BBC News.

Estes resultados são considerados uma surpresa uma vez que há uma ideia generalizada de que a utilização prolongada de SMS abreviadas corrói a capacidade das crianças soletrarem,  destrói as línguas e baixa o nível de compreensão.



fonte: site ciência hoje

Zoológico chinês usa cadela para adotar filhotes de tigre

Inspirados no caso de Cleópatra, que adotou dois felinos abandonados pela mãe biológica, em Oktybrsky, na Rússia, um zoológico chinês está dando o que falar depois que usou uma cadela para criar três filhotinhos de tigre.

Agora, em Nanning, depois de ver que os felinos também haviam sido abandonados por seus pais, eles ganharam não só uma nova mãe, como mais três irmãozinhos.

Os felinos foram colocados juntos da ninhada do cão que os adotou que, com muito gosto, passou a ser mãe de seis.



Fonte: Site pop

Em dieta, adolescente precisa comer mais de 56 salsichas por semana


O adolescente Lee Jones segue uma dieta invejada por muitos. Todos os dias ele precisa comer salsichas, bacon e hambúrgueres, tudo regado com litros de azeite e creme de leite. Mas nem tudo é perfeito, já que açúcar, pão e pizzas estão proibidos.
O sortudo Jones sofre de uma condição que atinge um a cada 14 milhões de pessoas, onde o corpo não consegue processar a glicose ingerida e, para compensar, é preciso comer alimentos ricos em gordura. Sem a dieta especial, o adolescente pode sofrer danos cerebrais, levando a convulsões e outros problemas a longo prazo.
Por semana, o jovem come 56 salsichas, 24 fatias de bacon, 24 hambúrgueres, três potes de manteiga de amendoim, sete potes de creme de leite, um litro e meio de azeite e um frasco grande de maionese. "A maior parte do tempo Lee está feliz por viver o sonho de todo adolescente", disse a mãe de Jones, Ayse Parker, de 34 anos.
No entanto, ela precisa dar um jeitinho para fazer Jones comer alguns alimentos. "Tudo o que ele come é frito. Eu também tenho que colocar creme de leite e maionese em tudo. Ele realmente não gosta de maionese, por isso tenho que misturar nos feijões cozidos", declarou.
Fonte: Site Pop

Estudo mostra que namorar engorda

A publicitária Paula Egas perdeu 7 kg nas últimas dez semanas. Com a ajuda do noivo Renato, que é cozinheiro profissional, ela adotou um novo cardápio, com refeições mais leves, usando cereais integrais, comendo de três em três horas.
Mas nem sempre foi assim. No primeiro ano de namoro, a paulistana, que hoje mora em Curitiba, ganhou 15 kg. “Ele me conquistou pelo estômago”, brinca. No começo do namoro, há três anos, ela pesava 80 kg. Chegou a 105 kg, antes da dieta atual, e está com 98 kg no momento.
O caso de Paula é mais um relato de um problema comum que ocorre com pessoas após o início de um relacionamento estável. O ganho de peso nessas situações não é apenas um mito: é confirmado por estudos, segundo Adriano Segal, psiquiatra ligado à Associação Brasileira para Estudos da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso).
“A alimentação no namoro já muda. São mais programas para restaurantes, programas mais caseiros, digamos”, aponta o médico.
O especialista afirma que, embora aconteça também entre as mulheres, o ganho de peso na relação é mais comum nos homens.
Segal indica alguns fatores para explicar o que acontece. Em primeiro lugar, os solteiros costumam ter uma preocupação maior com a forma por uma questão de aparência – eles querem se manter atraentes.
Entre os casados há um segundo fator: eles são, em média, mais velhos do que os solteiros, e essa diferença de idade já explica, em parte, a dificuldade de manter a forma. A partir do segundo filho, as mulheres e seus maridos apresentam tendência ainda maior de ganhar peso.
Em terceiro lugar, Segal aponta uma questão que atinge os homens solteiros e que moram sozinhos. Muitas vezes, eles não sabem cozinhar. Fora de casa, eles acabam fazendo menos refeições. Esta alimentação, embora não seja a mais saudável, tende a engordar menos.
Dicas para o casal
A relação a dois pode servir também como uma ajuda para recuperar a boa forma. “Especialmente se eles estiverem em uma boa relação, se cuidar estimula o outro a se cuidar também”, diz o psiquiatra.
A perda de peso passa por mudanças na alimentação e pela atividade física, e o casal pode se ajudar no processo. Na hora de jantar, Segal aconselha que os dois alterem o cardápio.
“Você não precisa comer a velha comida francesa toda vez que sai, pode comer algo mais saudável”, afirma. Em vez de fondue, que é muito gorduroso, o casal pode optar pela comida japonesa, por exemplo. Além disso, é preciso maneirar na bebida. O vinho é saudável quando se bebe apenas uma taça, mas o abuso leva ao ganho de peso.
É o que acontece com Paula e Renato. “Dieta não é fácil mesmo, mas com a ajuda do noivo, tudo está ficando mais fácil de levar. O apoio dele e a ajuda com o preparo dos alimentos são o que mais me estimula”, diz a publicitária.
Com o novo cardápio que Renato faz em casa, na versão "light", os dois estão perdendo peso. Paula diz que o noivo não tem o hábito de se pesar, mas que a aliança frouxa no dedo é um sinal da evolução.
As atividades físicas -- que Paula e Renato não fazem por falta de dinheiro para pagar a academia, segundo ela -- podem ser feitas em conjunto ou não, mas os dois deveriam praticar esportes, sugere o médico.
“As atividades de lazer podem ser em conjunto. Que seja uma caminhada, uma pedalada”, indica Segal. “Mas não há uma necessidade de fazer tudo junto. Sempre é bom ter um nível de individualidade”, pondera.
A individualidade só não vale para uma atividade específica, que não pode ser ignorada. “O sexo conta, sim, enquanto exercício físico. Uma noitada boa pode queimar muitas calorias”, afirma o médico.
Fonte: G1