Além disso, as crianças que recorrem regularmente à linguagem abreviada em SMS têm uma maior capacidade de soletrar palavras corretamente e apresentam melhores resultados em testes de fluência verbal.
Os pesquisadores da Universidade de Coventry analisaram um grupo de 63 crianças entre os oito e os 12 anos e verificaram que há uma relação entre a utilização de SMS e a alfabetização visto que a leitura de abreviaturas requer uma forte consciência da combinação de sons.
De acordo com Clare Wood, especialista em desenvolvimento psicológico da Universidade Coventry, o estudo teve como propósito inicial detectar alguma associação entre o uso de texto abreviado e a alfabetização, já que a ação tem sido constantemente combatida. “Ficamos surpreendidos quando constatamos que o uso de mensagens de texto contribui para o desenvolvimento de habilidades fono-auditivas e da capacidade de leitura das crianças”, referiu a investigadora à BBC News.
Estes resultados são considerados uma surpresa uma vez que há uma ideia generalizada de que a utilização prolongada de SMS abreviadas corrói a capacidade das crianças soletrarem, destrói as línguas e baixa o nível de compreensão.
fonte: site ciência hoje
De acordo com Clare Wood, especialista em desenvolvimento psicológico da Universidade Coventry, o estudo teve como propósito inicial detectar alguma associação entre o uso de texto abreviado e a alfabetização, já que a ação tem sido constantemente combatida. “Ficamos surpreendidos quando constatamos que o uso de mensagens de texto contribui para o desenvolvimento de habilidades fono-auditivas e da capacidade de leitura das crianças”, referiu a investigadora à BBC News.
Estes resultados são considerados uma surpresa uma vez que há uma ideia generalizada de que a utilização prolongada de SMS abreviadas corrói a capacidade das crianças soletrarem, destrói as línguas e baixa o nível de compreensão.
fonte: site ciência hoje
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