Mais SP

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Supermercado Sonda leva multa por vender bebida alcoólica a menor

Segundo informou o Diário de São Paulo, três supermercados da rede Sonda, na Zona Norte, foram autuados pela Secretaria Estadual de Saúde por comercializar bebidas alcoólicas para menores de idade. A multa pode chegar a R$138 mil. A venda irregular foi descoberta através de denúncia da funcionária pública I.P., de 45 anos. 

O filho dela, de 15 anos, comprou uma garrafa de pinga no Sonda da Avenida Maria Amália Lopes de Azevedo, na Zona Norte, e entrou em coma alcoólico. Fiscais da Vigilância Sanitária programaram uma visita ao local.

À paisana, constataram que a venda de bebidas para adolescentes era liberada sem qualquer tipo de controle.

O Sonda Supermercados esclareceu, em nota, que, “em cumprimento ao disposto na Lei Estadual nº 14.592/2011, não permite a venda de bebida alcoólica a menores de 18 anos de idade, sendo obrigatória, para tal finalidade, a apresentação de documento oficial de identidade com foto.

Informa, ainda, que os caixas de suas unidades possuem sistema complementar que somente autorizam a venda de bebida alcoólica mediante a indicação do número do RG e data de nascimento do consumidor.”

Fonte: Freguesia News

Confira dicas para crescer na empresa só com o ensino médio


A falta de ensino superior muitas vezes assusta profissionais que estão à procura de emprego. Entretanto, segundo especialistas que se apresentaram no 38º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, que acontece até o dia 16 em São Paulo, existem muitas oportunidades nas empresas para trabalhadores que tem apenas o ensino fundamental ou 
médio.

De acordo com Carlos Silva, diretor jurídico da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), o profissional com ensino médio precisa estipular metas de desenvolvimento pessoal.

— A empresa tem seus próprios planos de desenvolvimento, mas se o profissional não tem a iniciativa, não adianta. Ele tem que se programar para saber que cursos vai fazer, que atividades vai participar para melhorar seu desempenho e como vai cobrar a empresa ou o chefe para conseguir o novo posto.


Para Betânia Tanure, consultora em recursos humanos e professora da PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), é preciso, antes de tudo, ter vontade de crescer.

— Se não tem condições de fazer uma faculdade, termine o ensino básico e procure um curso técnico ou até os cursos de curta duração oferecidos pela própria empresa. Seja um excepcional técnico em sua área.

Atualmente, 35,8% da população têm o ensino médio completo e 7,9% o ensino superior. Segundo Betânia, para superar a competitividade e conseguir melhores posições no trabalho é importante mostrar seus objetivos.

— Tem que ser proativo, inovador, criativo e não se deixe inibir pela falta de um curso superior. Há um vácuo enorme nas empresas que precisam de técnicos em diversas áreas, o profissional com o ensino médio precisa se encaixar nesse cenário favorável.

Terceirização

De acordo com Vander Morales, presidente da Sindeprestem (Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros), cerca de 12 milhões de pessoas trabalham em empresas terceirizadas e grande parte desses trabalhadores tem apenas o ensino fundamental ou o médio.
Confira também
Veja fotos do Congresso

Dez dicas para conseguir uma promoção

— Mesmo na empresa terceirizada há a oportunidade de crescer. Se ele entrou como segurança ou faxineiro, por exemplo, e tiver um bom trabalho, poderá chegar a um cargo de supervisor ou até mudar de área. Mas tem que procurar as chances. Se ficar parado, vai continuar no mesmo posto.

Para quem está nessa situação, Morales recomenda procurar os cursos oferecidos dentro das empresas ou em cooperativas e sindicatos para enriquecer o currículo.

— Nem todo mundo que não tem experiência está condenado. Pelo contrário, muitas empresas dão a oportunidade de crescimento dentro de alguma especialização. A pessoa pode ver o que está mais adequado a ela naquele momento, mas nada impede de procurar uma nova função.

Fonte: R7

Bob Esponja É Gay E Leva Às Drogas, Aponta Estudo


O popular personagem de animação Bob Esponja é gay, aponta um estudo elaborado pela Comissão Nacional sobre assuntos para a defesa da moral ucraniana citado nesta quarta-feira pelo jornal local Ukraínskaya Pravda. Já os filmes da Disney, diz a pesquisa, estimulam a pornografia.

A Comissão analisou algumas das principais séries de animação que est
ão na grade televisiva do país para propor a proibição daquelas que representam “uma ameaça real para as crianças”.

De acordo com este estudo, além de Bob Esponja, outras séries como Os Simpsons, Uma Família da Pesada, Pokémon, Teletubbies e Futurama são “projetos especiais dirigidos à destruição da família e à propaganda do vício em drogas”, além de “criar criminosos e pervertidos”

Desta forma, essas animações representariam “um claro exemplo de propaganda do sexismo”, segundo o artigo publicado em um dos principais jornais ucranianos.

Para a psicóloga Irina Medvédeva, citada pelo estudo, as crianças com idades entre 3 e 5 anos que assistem essas séries “tendem a imitar os trejeitos dos personagens e a fazer brincadeiras diante de adultos que não conhecem”.

Neste sentido, Irina aponta que a série Teletubbies, por exemplo, segue “a criação proposital de um homem ‘subnormal’, que passa o dia todo diante da televisão com a boca aberta e engolindo qualquer informação” que conforme a “psicologia dos perdedores”.

Fonte: EFE / The Wall Street Journal

Deputados Evangélicos Querem Proibir Solteiros Nos Motéis


“Conter o pecado da fornicação no Brasil”, é esse o objetivo desse polêmico projeto de lei que busca intimidar o acesso de solteiros aos motéis. Será que funcionaria?

A comissão de constituição e justiça da Câmara dos Deputados está avaliando a constitucionalidade do projeto de autoria do deputado Josias Macieira (DEM-TO) que estabelece a
 obrigatoriedade da apresentação da certidão de casamento nas recepções de motéis. O projeto que conta com amplo apoio da bancada evangélica no Congresso quer coibir o pecado da fornicação no Brasil.

Segundo o deputado Josias Macieira “a razão social dos motéis os permitem a fazer hospedagens de curta duração, no entanto o que vemos hoje é a prática da fornicação e da prostituição. Em defesa da família e dos bons costumes queremos coibir o avanço da sem-vergonhice neste país que já é tão profanado”.

Carlos Campos Junior, presidente da Associação Paulista de Motéis (APAM), considera aviltante o projeto de lei por interferir na intimidade dos brasileiros. Para Campos Junior “quem faz sexo é solteiro. Casado faz amor. Quem é casado não tem tempo nem dinheiro e muito menos vontade de ir em motel. Este projeto coloca em risco cerca de 50 mil empregos diretos e mais de 400 mil indiretos”.

O pastor Diógenes Oliveira, presidente da Associação Mundial das Assembleias de Deus, é radical ao avaliar o argumento da APAM. Para o pastor Diógenes “não importa quantos empregos vão deixar de gerar o fechamento dos motéis. Se é pra aliviar quem gera emprego assinem a carteira de quem trabalha em boca de fumo. O sexo não pode ser banalizado. Sexo fora do casamento e sem finalidade reprodutiva é carimbo no passaporte para o inferno”.
Caso a comissão de constituição e justiça avalie positivamente o projeto ele deve ser votado em agosto e pode entrar em vigência no mais tardar em setembro. Se você é solteiro aproveite seus últimos dias de acesso livre e irrestrito a estes playgrounds do prazer.

Fonte: Jornal Meia Hora

Guardas perdem emprego após "xavecarem" detenta


Dois agentes penitenciários foram demitidos da cadeia do condado de Oconee, no estado da Geórgia, nos Estados Unidos, após enviarem uma solicitação de amizade no Facebook para uma detenta de 23 anos, enquanto ela ainda estava encarcerada.

De acordo com o canal NBC, Dewayne Powers e Andrea Rogers não foram afastados só pela amizade na rede social com a detenta, mas também por terem sido flagrados conversando sobre temas sexuais com a jovem. Powers também foi acusado de ter mandado uma mensagem para o celular da presidiária.

Fonte: POP

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Operadoras de celular serão impedidas de cobrar nova chamada telefônica quando linha cair


Para tentar equilibrar as cobranças nos planos ilimitados de telefonia móvel, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai proibir as operadoras de cobrarem por novas chamadas para um mesmo número se a ligação cair.

Uma fonte ligada ao Conselho do órgão regulador revelou com exclusividade à Agência Estado que a proposta é dar 2 minutos para que as pessoas refaçam suas ligações sempre que houver uma queda, independentemente do motivo. 

Durante esse período, as operadoras não poderão cobrar pela nova chamada. "O objetivo é colocar essa regra em vigor o mais rápido possível. Os planos ilimitados são atraentes para os consumidores, mas precisam ser justos", afirmou a fonte.
A medida vem uma semana depois de o Ministério Público no Paraná ter divulgado relatório de fiscalização da agência que acusava a TIM de derrubar intencionalmente a ligação dos clientes do plano Infinity para ganhar pela cobrança de uma nova chamada. A medida da Anatel atingirá todas as operadoras, mas a TIM deve ser a mais afetada.
A proposta está no chamado "circuito deliberativo" do órgão regulador e pode ser aprovada individualmente por cada conselheiro, antes mesmo da próxima reunião do colegiado na próxima quinta-feira. Após isso, a medida deverá passar por um curto período de consulta pública antes de entrar em vigor.
Mais quedas
Atualmente, as normas da Anatel preveem a gratuidade de uma nova chamada apenas nos 30 segundos iniciais de cada ligação. Mas como nos últimos meses a agência verificou um aumento considerável de quedas em chamadas mais longas, esse mecanismo será adaptado. A regra vale para qualquer tipo de telefonema originado por celulares, seja para fixos ou móveis e em chamadas locais ou interurbanas. "Para os clientes que pagam por minuto utilizado, não haverá nenhuma mudança, mas os usuários de planos ilimitados serão muito beneficiados", completou a fonte.
Para a Anatel, os 120 segundos serão suficientes para que qualquer usuário tenha condições de refazer a ligação perdida. "Sabemos que algumas pessoas têm dificuldade para digitar o número no telefone, e esse tempo também garante a recuperação da chamada em outras condições, como uma queda de bateria do aparelho ou ainda a passagem por um túnel ou outra área de sombra de sinal", exemplificou.
Perdas. Na prática, a medida pode representar perda de receita para as companhias que recebem por cada nova ligação nesses planos, mas a Anatel alega que essa perda não poderia ser computada, porque os planos de negócios das companhias já levam em consideração chamadas realmente ilimitadas. "O ganho que algumas companhias têm com essas quedas seria indevido, porque elas não entregam o que está escrito no contrato. A medida, na verdade, irá fortalecer os planos ilimitados, pois os usuários terão mais segurança ao optar por esse tipo de serviço", concluiu a fonte.
Um relatório de fiscalização da Anatel divulgado na semana passada apontou que a TIM teria faturado R$ 4,3 milhões pelo desligamento das ligações de 8,2 milhões de usuários dos planos Infinity. Após pressão do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o processo que trata da suspeita de derrubada deliberada das ligações por parte da empresa deve ser julgado pelo órgão o mais rápido possível.
Em resposta à acusação, a TIM negou "veementemente que eventuais quedas de chamadas de seus clientes Infinity sejam motivadas por ação deliberada da companhia". A empresa afirmou também que o relatório da Anatel contém "graves erros de processamento, que alteram as informações apresentadas e levam a conclusões erradas".
A operadora controlada pela Telecom Italia é a mais agressiva no País na oferta dos chamados planos ilimitados, que não cobram por minuto utilizado nas ligações, mas sim por cada chamada efetuada. O sucesso dessa estratégia levou a TIM a assumir no ano passado o segundo lugar no mercado, ultrapassando a Claro e ficando atrás apenas da Vivo.
Apesar de os planos Infinity serem apontados pela Anatel como uma das causas do estrangulamento das redes que levou a empresa a ter suas vendas suspensas por 11 dias em 18 Estados e no Distrito Federal, executivos da companhia garantem que vão manter o modelo.
Procurado, o SindiTelebrasil, sindicato que representa as empresas, não se manifestou sobre o assunto.
Fonte: Estadão

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Segurança de shopping proíbe abraços e beijos de casal


Um beijo e um abraço teriam sido suficientes para que um segurança gritasse com um casal no shopping Aricanduva, na zona leste de SP.
Segundo o soldador Rogério Belo Nunes, 33 anos, ele estava se despedindo da mulher, que é funcionária do shopping, quando foi abordado pelo segurança.
"Estávamos abraçados e ele chegou gritando. Disse que o shopping não era lugar para ficar se beijando e se abraçando. Eu fiquei muito constrangido, porque não estava fazendo nada demais", conta Nunes.
O caso aconteceu no dia 31 de julho, por volta das 18h30, horário em que Nunes costuma se encontrar com a mulher no local, por ser o intervalo de jantar dela.
Resposta
A reportagem procurou as assessorias do shopping Aricanduva e da empresa de segurança que presta serviço no local, a Verzani & Sandrini.
Ambas informaram, por meio de nota, que, "como foi gerado um boletim de ocorrência", vão responder "diretamente às autoridades policiais".
Fonte: Jornal Agora

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Abelhas atrasam decolagem de avião nos EUA


Reprodução/KDTA-TVUm enxame de abelhas atrasou um voo no aeroporto internacional de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Segundo a imprensa local, o avião da Delta Airlines estava prestes a decolar com destino à Nova York quando o incidente ocorreu. O apicultor Stephen Repasky foi chamado para resolver a situação.

Não é a primeira vez que um caso do tipo acontece no aeroporto. Segundo Repasky, este é o quarto enxame a impedir aviões de decolarem apenas neste ano. O apicultor conseguiu capturar as abelhas - que não podem ser mortas, pois são de uma espécie protegida legalmente - e as libertou em um local mais apropriado.

Ele suspeita que haja uma colônia de abelhas selvagens próxima ao local. Quando as colônias crescem, novas rainhas procuram novos lugares para criar uma nova. Pode ser uma árvore, ou, no caso, uma asa de avião.

Fonte: Site POP

Empresa distribui 10 mil vibradores de graça em Nova York


A linha de artigos sexuais e preservativos Trojan Vibrations instalou em Nova York dois carrinhos de cachorro-quente adaptados para distribuir 10 mil vibradores aos passantes nesta semana.
Os chamados "carrinhos do prazer", que ficam nos arredores da Times Square e do distrito financeiro nova-iorquino, vão distribuir gratuitamente 5 mil unidades de vibradores dos modelos "Tri-Phoria" e "Pulse", que custam aproximadamente R$ 80 e R$ 60, respectivamente.
Para que ninguém se engane, os dois carrinhos que transportam a carga peculiar foram identificados com as frases "Pegue aqui suas vibrações", "Goze o momento" e "Para trazer prazer às ruas".
A iniciativa gerou uma despesa de R$ 750 mil para a empresa de artigos sexuais, que gastou R$ 21 milhões em publicidade no ano passado, de acordo com informações da companhia de pesquisa de mercado Kantar Media.
Segundo um estudo financiado pela Trojan e publicado no "The Journal of Sexual Medicine", 52,5% das mulheres já faz uso de vibradores. Já os homens somam 44,8%.
Ainda de acordo com o estudo, 40,9% das mulheres e 40,5% dos homens utilizam vibradores na companhia de seus parceiros.
No último ano, as receitas pela venda de artigos sexuais nos principais supermercados e lojas dos Estados Unidos aumentaram 23,2%, chegando a R$ 360 milhões. Os dados são da empresa de consultoria de mercado Symphony IRI Group.
Fonte: IG

Justiça libera 22 mil presos para Dia dos Pais no Estado


Ao menos 22 mil presos do regime semiaberto deverão deixar as prisões do Estado entre hoje e amanhã para passar o Dia dos Pais em casa.
Eles serão beneficiados pela saída temporária, como prevê a LEP (Lei de Execução Penal), e podem ficar até sete dias longe das prisões.
Apenas 4.800 dos presos beneficiados serão monitorados com o uso de tornozeleiras eletrônicas, número de equipamentos que a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) possui.
Quem não voltar no prazo determinado pela Justiça, de cinco a sete dias, será considerado foragido e terá de cumprir a pena em regime fechado.
Segundo a secretaria, no Dia dos Pais do ano passado, 21.474 detentos foram beneficiados com a saída temporária e 1.143 (5,32%) não voltaram.
Fonte: Jornal Agora.

Propaganda incentiva SMS na aula


Uma propaganda da TIM para seus clientes incentivando o envio de mensagens durante as aulas provocou reações indignadas nas redes sociais e obrigou a operadora a pedir desculpas.
"Tah na aula e precisa falar com um amigo? Manda um SMS pra ele! Soh cuidado pro professor não pegar você :) (sic)", dizia a mensagem.
Nas redes sociais, muita gente dizia "não acreditar" que a mensagem tivesse sido realmente enviada pela operadora de celulares.
Quem recebeu, relatava "falta de consideração com o trabalho do professor".
Um usuário ironizou: "Bastante educativo."
Segundo a operadora, que confirmou a realização da ação publicitária, a mensagem foi enviada para usuários do plano TIM Beta, voltado ao público jovem, e "decorreu de um equívoco no processo de criação e envio da comunicação".
A empresa não informou quantas pessoas receberam o texto, mas o aplicativo exclusivo do plano TIM Beta no Facebook possui mais de 250 mil usuários.
Resposta
Em nota, a operadora disse que lamenta o envio da mensagem e que "não utiliza esse tipo de apelo em sua comunicação".
Afirmou ainda que "não é favorável ao uso do celular em sala de aula" e que a ação relatada pela reportagem foi pontual e "não se repetirá".

Fonte: Jornal Agora

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

TIM nega ter derrubado ligações de usuários e diz que relatório da Anatel tem erros


A operadora de telefonia celular TIM nega veementemente que tenha provocado desligamentos das chamadas dos consumidores do plano Infinity, conforme apontado no relatório feito pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Por meio de nota, a empresa afirma que o documento foi feito por um escritório regional da agência reguladora e já foi analisado por uma equipe técnica. 

— Na ocasião, foram identificados graves erros de processamento, que alteram as informações apresentadas e levam a conclusões erradas.

No relatório, feito entre os meses de março e maio, consta que, em um único dia — 8 de março deste ano — um total de 8,1 milhões de usuários foram afetados, em todo o Brasil, pelo encerramento das chamadas causado pela TIM. Pelo plano Infinity, os consumidores pagam apenas a ligação, e não a duração da chamada. 

Com as interrupções das chamadas, os usuários precisaram gastar R$ 4,3 milhões no dia 8 por serviços não prestados na sua totalidade, aponta o relatório.

As informações foram divulgadas pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba para o embasamento de uma ação judicial na qual o Ministério Público do Paraná pede a retomada da suspensão das vendas de chips e modems da operadora no Estado. Os promotores recorreram à Justiça para que a TIM cumpra as seis metas de qualidade apontadas pela Anatel.  

A Promotoria pede que a TIM seja condenada a indenizar todos os consumidores do plano Infinity pelos prejuízos que sofreram desde seu lançamento, em março de 2009, com a devolução em dobro dos valores cobrados indevidamente pela operadora. 

Segundo a TIM, a companhia “preza pela transparência total na relação com seus consumidores e informa ainda que suas considerações sobre esse relatório já estão protocoladas na Anatel e à disposição do público.”

Punição da Anatel

De 23 de julho ao dia 3 de agosto, a operadora teve a comercialização de novas linhas de celular e dos serviços de internet (3G) suspensa em 19 Estados: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins, além do Rio de Janeiro. 

A punição foi imposta pela Anatel pela falta de qualidade nos serviços e atingiu também a Oi, proibida em cinco Estados, e a Claro, vetada em três.

Em nota divulgada na última terça-feira (7), a Anatel esclareceu que o relatório faz parte de processo administrativo para apurar descumprimento de obrigações. A agência vai aguardar a defesa da TIM para, então, adotar as providências cabíveis. 

O R7 procurou novamente a agência reguladora nesta quarta-feira, mas não obteve posicionamento sobre a publicação desta reportagem. 

Senado aprova cota de 50% de estudantes da rede pública nas universidades federais


Renda de um salário mínimo e meio per capita
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (6) projeto de lei que reserva 50% das vagas em universidades federais e estaduais para estudantes que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública. O mesmo percentual será aplicado nas instituições federais de ensino técnico de nível médio.
A matéria ainda será votada em outras duas comissões – Educação e a de Assuntos Sociais. Pela proposta já aprovada na Câmara, metade dos 50% previstos no projeto será reservada a estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita.
Há ainda um recorte racial na escolha dos alunos que ocuparão os 50% das vagas. O preenchimento será feito, por curso e turno, de maneira preferencial pelos alunos que se autodeclararem negros, pardos e indígenas. Para efeito de cálculo, será levada em conta, proporcionalmente, a população desses brasileiros no estado onde estiver instalada a instituição de ensino, com base no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No caso de não preenchimento das vagas, de acordo com os critérios estabelecidos, a sobra será completada por estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas sem qualquer distinção racial.
Pelo projeto de lei da Câmara, o governo federal terá um prazo de dez anos, a contar da promulgação da lei, para se adequar às novas regras. Neste período, será feita a revisão do programa de acesso nas instituições de educação superior.
Em seu parecer, a senadora Ana Rita (PT-ES) diz que a adoção de legislação punitiva ao crime de racismo é insuficiente para reduzir a assimetria entre brancos e negros. “De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), os brasileiros negros, pretos e pardos constituem 49,5% da população e encontram-se em situação de grande desigualdade em relação aos brancos em todos os indicadores sociais”, disse a senadora.
Fonte: G1

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Lei Maria da Penha completa seis anos


A Lei Maria da Penha completa seis anos nesta terça-feira (07) com uma agenda de eventos que irá discutir os resultados conquistados até hoje e os próximos caminhos da lei. Criada em 2006, a lei federal 11.340 teve o intuito de encorajar as mulheres a denunciar a violência no ambiente doméstico, onde, em muitas vezes, a polícia e Justiça não conseguem entrar.


Agência Brasil
A farmacêutica e bioquímica cearense, Maria da Penha

Há seis anos, a farmacêutica e bioquímica cearense Maria da Penha Maia estava sentada ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva para se tornar símbolo da luta contra a violência contra as mulheres. O então presidente sancionava a lei que levava o seu nome e tornava mais rigorosas as punições contra quem agride mulheres. “Essa mulher renasceu das cinzas para se transformar em um símbolo da luta contra a violência doméstica no nosso País”, disse Lula.
O projeto foi elaborado por um grupo interministerial a partir de um anteprojeto de organizações não-governamentais. O governo federal o enviou ao Congresso Nacional no dia 25 de novembro de 2004. Lá, ele se transformou em projeto de lei, foi aprovado e sancionado em 7 de agosto de 2006.
Em comemoração aos seis anos de criação da lei, a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) vai realizar três ações voltadas ao enfrentamento da impunidade dos casos de violência contra as mulheres.
O primeiro será o encontro nacional  “O Papel das Delegacias no Enfrentamento à Violência contra as Mulheres”, que vai reunir cerca de 300 delegadas e delegados, responsáveis pelo atendimento às mulheres. O encontro ocorre nestas terça e quarta-feira e tem como objetivo fortalecer as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) e pactuar as Normas de Atendimento às Mulheres, de acordo com a Lei Maria da Penha.
Durante o evento também será lançada a campanha “Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha – A lei é mais forte”, voltada à mobilização da sociedade brasileira, operadoras e operadores de direito e justiça para celeridade dos julgamentos dos crimes de violência contra as mulheres.
Nesta terça-feira ainda será divulgado o balanço semestral da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, com ranking por Estados. Serão divulgados dados dos atendimentos realizados pelo serviço da SPM, de 2006 a 2012 – nos seis anos de vigência da lei
As três ações ocorrerão na terça-feira (7/8), a partir das 9h, em Brasília, quando da abertura do encontro nacional sobre Delegacias de Atendimento às Mulheres. O evento terá a presença da ministra Eleonora Menicucci, da SPM, do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, de Maria da Penha Maia Fernandes e de autoridades do sistema de justiça.

Entenda o caso Maria da Penha.



O caso nº 12.051/OEA, de Maria da Penha Maia Fernandes, foi o caso homenagem à lei 11.340. Ela foi espancada de forma brutal e violenta diariamente pelo marido durante seis anos de casamento. Em 1983, por duas vezes, ele tentou assassiná-la, tamanho o ciúme doentio que ele sentia. Na primeira vez, com arma de fogo, deixando-a paraplégica, e na segunda, por eletrocussão e afogamento. Após essa tentativa de homicídio ela tomou coragem e o denunciou. O marido de Maria da Penha só foi punido depois de 19 anos de julgamento e ficou apenas dois anos em regime fechado, para revolta de Maria com o poder público.

Em razão desse fato, o Centro pela Justiça pelo Direito Internacional e o Comitê Latino-Americano de Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem), juntamente com a vítima, formalizaram uma denúncia à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, que é um órgão internacional responsável pelo arquivamento de comunicações decorrentes de violação desses acordos internacionais.

Essa lei foi criada com os objetivos de impedir que os homens assassinem ou batam nas suas esposas, e proteger os direitos da mulher. Segundo a relatora da lei Jandira Feghali “Lei é lei. Da mesma forma que decisão judicial não se discute e se cumpre, essa lei é para que a gente levante um estandarte dizendo: Cumpra-se! A Lei Maria da Penha é para ser cumprida. Ela não é uma lei que responde por crimes de menor potencial ofensivo. Não é uma lei que se restringe a uma agressão física. Ela é muito mais abrangente e por isso, hoje, vemos que vários tipos de violência são denunciados e as respostas da Justiça têm sido mais ágeis.



Fonte: Portal IG / Wikipédia

TIM derruba ligação de propósito, diz Anatel


Relatório da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) acusa a TIM de interromper de propósito chamadas feitas no plano Infinity, no qual o usuário paga R$ 0,25 é cobrado por ligação, e não por tempo.
A Anatel monitorou todas as ligações da operadora entre março e maio, em todo o país, e comparou as quedas das ligações de usuários Infinity e "não Infinity".
A conclusão foi que a TIM "continua derrubando" de forma proposital as chamadas de usuários do plano. O documento apontou índice de queda de ligações quatro vezes superior ao dos demais usuários. O relatório foi entregue ao Ministério Público do Paraná.
O documento ainda faz um cálculo de quanto os usuários gastaram com as quedas de ligações em um dia: no dia 8 de março, afirma o relatório, a operadora "derrubou" 8,1 milhões de ligações, o que gerou faturamento extra de R$ 4,3 milhões.
A Anatel afirma que a TIM adulterou a base de cálculos e considerou completadas ligações que não conseguiram linha e cujos usuários, depois, receberam mensagem de texto informando que o celular já estava disponível.
Com base nos dados, o Ministério Público do Paraná pede a proibição de vendas de novos chips pela TIM no Estado, o ressarcimento de consumidores do plano Infinity no Paraná por gastos indevidos e o pagamento, pela empresa, de indenização por dano moral coletivo.
Resposta
A TIM diz que ainda não foi notificada sobre a ação proposta ontem pela Promotoria do Paraná, mas que "trabalha para a melhoria e ampliação de sua rede".
A empresa também citou ter apresentado recentemente à Anatel um plano de ação para "atender à crescente demanda dos consumidores".
Ao Ministério Público do Paraná, ainda na época das investigações, a TIM negou aumento nas quedas de chamada e disse que a instabilidade de sinal era "pontual" e "momentânea".

Fonte: Agora.

Prefeitura dá diploma para GCMs que nunca fizeram curso


Guardas-civis municipais de São Paulo receberam certificados de um curso, pago com recurso da prefeitura e do governo federal, que não fizeram.
Os diplomas foram emitidos pelo CFSU (Centro de Formação em Segurança Urbana), da Secretaria de Segurança Urbana, a pelo menos 35 guardas, e se referem a um curso de gestão de projetos de 12 horas.
A gestão do prefeito Gilberto Kassab (PSD) pagou R$ 352 mil à Lammy Sociedade Comercial Ltda por esse e outros três cursos e um workshop, todos para a GCM.
Parte desse valor era oriundo de repasse do governo federal; o restante saiu dos cofres da prefeitura, segundo a Secretaria da Segurança Urbana --o órgão não detalhou a divisão dos valores.
O TCM (Tribunal de Contas do Município) investiga se houve irregularidade na emissão desses diplomas.
A Secretaria da Segurança Urbana disse que uma comissão de apuração e a Corregedoria da GCM apuram "os fatos e as responsabilidades".
Resposta
A Secretaria Municipal da Segurança Urbana disse ter verificado "um equívoco administrativo" ao emitir 35 certificados, correspondentes a outra turma, de um outro curso.
Esses diplomas, afirma a pasta, foram cancelados e invalidados.
A secretaria disse que a carga horária e as vagas previstas no contrato foram cumpridas e que o órgão está à disposição do TCM.
A reportagem esteve ontem no endereço que, segundo a Junta Comercial, é o da Lammy, em um prédio comercial na Consolação (região central).
Uma funcionária da portaria disse que a empresa se mudou. A reportagem não conseguiu entrar em contato com a Lammy por telefone.
Fonte: Jornal Agora.

Maioria dos motoristas ainda desrespeitam pedestres


Um ano após o início das fiscalizações contra o desrespeito aos pedestres na capital, 68,4% dos motoristas ainda não param na faixa.
O programa teve início em maio de 2011, mas as multas começaram em 8 de agosto.
O percentual foi constatado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que, pela primeira vez, mediu o respeito ao pedestre em esquinas fora da região central.
A medição foi feita em julho em um cruzamento no centro, outro na Barra Funda (zona oeste) e outro do Brooklin (zona sul).
A pesquisa também mostrou que cada esquina tem perfil diferente. Naquelas em que não existem grandes avenidas de fluxo rápido nem semáforos para veículos, a tendência de respeito é maior.
Além disso, quando há grande trânsito de táxis e ônibus, o respeito também tende a aumentar.
Para Nancy Schneider, superintendente de educação e segurança no trânsito da CET, o índice de respeito obtido em três pontos diferentes é positivo.
Está dentro das expectativas. As diferenças percebidas entre os cruzamentos serão usadas como foco na nova fase da campanha, afirma ela.
Desde o início da fiscalização da campanha, já foram aplicadas 261.723 multas.

Fonte: Jornal Agora.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Serra e Russomanno estão tecnicamente empatados, aponta Ibope


Pesquisa Ibope/Rede Globo divulgada nesta sexta-feira (3) mostra que os candidatos José Serra (PSDB) e Celso Russomanno (PRB) estariam no segundo turno das eleições para a Prefeitura de São Paulo se votação fosse hoje.
O candidato tucano lidera as intenções de votos no eleitorado paulistano, sendo o preferido de 26% dos participantes da pesquisa. Russomanno vem logo atrás, com 25%. Como a pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, os candidatos estão tecnicamente empatados.
Gabriel Chalita (PMDB) e Fernando Haddad (PT) alcançaram 5 % e 6%, respectivamente.  Soninha Francine (PPS) alcançou 7 % e Paulinho da Força (PTB), 5%.
Carlos Giannazi (PSOL), Ana Luiza de Figueiredo (PSTU) e  José Maria Eymael (PSDC) estão com 1% cada. Os candidatos Levy Fidelix (PRTB), Miguel Manso (PPL) e Anaí Caproni (PCO) não pontuaram. Brancos e nulos somam 14%, enquanto 9% não souberam dizer em qual candidato vão votar.
Rejeição
Serra apareceu também entre os candidatos com maior índice de rejeição: 34%, de acordo com o Ibope. Paulinho da Força e Soninha Francine seguem com 13% cada. Eymael (11%), Fidelix (11%), Haddad (9%), Chalita (8%), Russomanno (8%), Miguel (6%), Ana Luiza (6%), Anaí Caproni (5%)  e Carlos Gianazzi (4%) completam a relação.
Dados de maio
A primeira pesquisa do Ibope relativas às eleições deste ano, revelada no dia 9 de maio, mostrou Serra com 31% das intenções de voto do eleitorado da capital paulista, enquanto Russomano aparecia em segundo lugar, com 16%.
Gabriel Chalita (PMDB) e Fernando Haddad (PT) haviam alcançado, respectivamente, 6% e 3%. Na ocasião, foram avaliados como pouco conhecidos pelo eleitorado.

Fonte: R7

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Crise faz produtores derrubarem milhares de pés de laranja em SP

Produtores de laranja derrubam pomares no interior de São Paulo (Foto: Reprodução/EPTV)
Produtores de laranja do interior de São Paulo estão destruindo pomares porque não têm para quem vender o produto. A crise no setor é causada pelas supersafras dos últimos dois anos e a redução mundial do consumo de suco. A perda da produção em 2012 deve variar entre 50 e 100 milhões de caixas da fruta, segundo estimativas da Câmara Setorial de Citricultura do Ministério da Agricultura e da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR).


Somente na cidade de Taquaral (SP), o citricultor Nelson Martins Pontes mandou derrubar nesta quinta-feira (26) cerca de 6 mil pés de laranja do tipo Hamilin. Também nesta quinta, produtores realizaram um protesto em Taquaritinga (SP) e distribuíram 200 litros de suco para a população.


Marco Antônio dos Santos, membro da Câmara Setorial de Citricultura do Ministério da Agricultura e do Sindicato Rural de Taquaritinga, explica que a destruição dos pés de fruta é necessária para evitar a proliferação de doenças que poderiam atingir pomares ainda saudáveis. “Já tem mais de 8 milhões de caixas no chão, o produtor não pode deixar isso apodrecer no pé”.

Segundo a CitrusBr, o excesso de laranja foi causado pela supersafra de 2011, quando foram produzidas 428 milhões de caixas, sendo que São Paulo reponde por 90% da produção nacional. A capacidade da indústria de processamento é de aproximadamente 247 milhões de caixas por ano. Em 2012, porém, os laranjais voltaram a produzir uma safra acima do esperado, cerca de 365 milhões de caixas.

A CitrusBr também afirma que, desde 2000, o consumo mundial de suco concentrado caiu de 2,7 para 2 bilhões de toneladas.

A concorrência com outras bebidas, como os isotônicos e as águas saborizadas, é apontada como a principal causa para o encolhimento do mercado, mas a crise econômica na Europa e restrições dos Estados Unidos ao produto brasileiro por causa do uso de um agrotóxico proibido naquele país – Carbendazim – também prejudicaram as vendas.

Fim

Pontes, que colocou o pomar abaixo em Taquaral, disse que migrará para a produção de cana-de-açúcar para evitar prejuízos no futuro. Só na safra deste ano ele perdeu R$ 100 mil em investimentos. “É o fim da linha”, disse.

Fonte: G1

Desiludido, Macaulay Culkin teria se entregado ao vício em heroína


Macaulay Culkin (31) estaria correndo sério risco de vida por conta de seu suposto vício em heroína e em analgésicos. É o que garante uma nova reportagem do National Enquirer, a qual afirma que o ator está gastando cerca de US$ 6 mil por mês para sustentar seu vício.
Segundo a publicação, Macaulay já chegou bem perto de ter uma overdose e precisou de ajuda médica. O astro deEsqueceram de Mim teria transformado seu apartamento em Manhattan em uma espécie de covil de drogas, onde ele receberia amigos para passar horas usando substâncias ilícitas.
Além de heroína, Macaulay também estaria viciado em Oxicodona, um analgésico considerado duas vezes mais forte que a Morfina.
O ator teria se entregado ao vício há cerca de 18 meses, após terminar seu namoro de oito anos com a atriz Mila Kunis(28), que estaria namorando Ashton Kutcher (34) atualmente. Ele também estaria desiludido com o rumo que sua carreira tomou.
“Macaulay está certamente morrendo. Eu testemunhei seu vício, que evoluiu no último ano e meio ao ponto de ele precisar de ajuda. Seus amigos mais próximos temem que ele terá uma overdose ou que seu coração irá explodir. Se ele não buscar ajuda e se internar em uma clínica de reablitação agora, ele provavelmente vai morrer em seis meses”, alerta uma fonte próxima ao ator.
Segundo o National Enquirer, a assessoria de Macaulay nega que ele esteja enfrentando problemas com as drogas.

Fonte: Revista Caras
 

Idosa que entrou armada em banco paga fiança e é liberada em Rio Preto


Idosa de 74 anos entrou no banco armada para reaver R$ 50  (Foto: Reprodução / TV Tem)
A idosa Janete Benfati, de 74 anos, que entrou armada em uma agência bancária em São José do Rio Preto (SP) para ameaçar um funcionário, pagou fiança de R$ 630 na noite desta quarta-feira (1º) e já voltou para a casa onde mora, como mostra a reportagem do Bom Dia Cidade.

Ela disse em entrevista à reportagem da TV Tem que acreditava que, com a ação, conseguiria reaver os R$ 50 que estariam faltando em seu saque. "Queria mostrar o revólver para a caixa para ver se ela soltava meu dinheiro. Achei que ia dar resultado ir armada", disse a aposentada.


Ela também reclamou do mau atendimento que recebeu.  Segundo depoimento, ela foi ao banco na terça-feira (31) para sacar R$ 538, provenientes do aluguel de um imóvel. Porém, segundo a idosa, a caixa do banco teria dado apenas R$ 488, faltando R$ 50 para completar o valor.


Janete só sentiu falta do dinheiro após ir embora. “Estava com dor de cabeça e não quis conferir o dinheiro na hora. Quando cheguei em casa, minha sobrinha contou o dinheiro e falou que faltavam R$ 50. Não pude ir lá no mesmo dia porque tinha médico marcado e voltei nessa quarta-feira", diz.


A idosa voltou ao banco armada com um revólver. "Se eu te apontar uma arma, você não ficaria com medo? Sei que podia ter matado alguém sem querer, mas, graças a Deus, não aconteceu nada”, afirmou a idosa.


Segundo depoimento, a idosa contou que herdou a arma do pai dela e não sabe explicar como passou pelo detector de metais do banco, mas diz estar arrependida do que fez. “Estou arrependida de ter ido armada, porque a arma não resolve nada. Resolve apenas na mão de bandido, mas na minha mão não iria resolver”, pondera. Como a funcionária do caixa que a atendeu não estava lá, a idosa resolveu ameaçar o gerente.

Os funcionários e clientes da agência conseguiram acalmar a mulher, que guardou a arma na bolsa e foi embora. A polícia foi chamada e seguiu a idosa até seu apartamento, onde foi detida.


A mulher de 74 anos irá responder processo por porte ilegal de arma. A arma era registrada e estava carregada. “Em 20 anos de profissão eu nunca vi uma coisa dessas, uma situação dessas”, afirma o delegado Marcelo Goulart, que agora vai ouvir funcionários da agência bancária onde tudo aconteceu. A polícia também vai investigar porque o detector de metais da porta giratória do banco não funcionou. A assessoria de imprensa do banco disse que irá apurar o caso com rigor.

Fonte: G1



quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Oito benefícios do sexo para a saúde


Que o sexo te faz bem, isso você já notou. O orgasmo, por exemplo, é uma das sensações mais íntimas e deliciosas para homens e mulheres e é muito mais do que sinal do sucesso de uma relação sexual. A cada dia, os cientistas descobrem novos efeitos desta reação orgânica que, além de melhorar as emoções, faz muito pela sua saúde. "O orgasmo contribui para que homens e mulheres vivam com mais qualidade, trata-se de um momento de prazer que reverbera por vários dias", afirma o ginecologista Neucenir Gallani, da clínica SYMCO. 

Porém, apesar de proporcionar prazer e qualidade de vida, uma pesquisa feita pela Universidade de São Paulo (USP) revelou que 70 % dos brasileiros fazem menos sexo do que declaram em conversas e pesquisas públicas. Por isso, o Minha Vida estimula você a melhorar essa situação trazendo o que a ciência e os especialistas andam dizendo por aí sobre os benefícios que uma vida sexual ativa trazem ao corpo. Confira:  

Alivia as crises de enxaqueca


Quando seu parceiro reclamar, dizendo que não quer sexo porque está com dor de cabeça, reverta a desculpa a favor da saúde dele. Segundo o médico Neucenir Gallani, o orgasmo libera substâncias, como as endorfinas, que atuam no sistema nervoso. "Elas diminuem a sensibilidade à dor, relaxando a musculatura e melhorando o humor", afirma. 

Melhora o aspecto da pele 


Fazer sexo, principalmente no período da manhã, é um poderoso aliado da beleza para manter a juventude. Essa foi a conclusão de um estudo, realizado por cientistas da Universidade Queens (Reino Unido). De acordo com os pesquisadores, atingir o orgasmo aumenta os níveis de estrogênio, testosterona e de outros hormônios ligados ao brilho e a textura da pele e dos cabelos. 

Além disso, quando há o orgasmo, ocorre uma vasodilatação superficial dos vasos, até aumentando a temperatura em algumas pessoas. Com isso, a pele ganha uma aparência mais viçosa, e o brilho natural dela fica em destaque. 


Alivia as cólicas da TPM


O ginecologista Neucenir Gallani faz questão de reforçar que isso não é uma regra, mas acontece com algumas mulheres. Os movimentos realizados durante o sexo estimulam os órgãos internos, que ficam mais relaxados e, com isso, há diminuição das dores que incomodam seu bem-estar nos dias antes da menstruação. "Mas há mulheres que, na fase pré-menstrual, não têm disposição para o sexo e forçar a barra pode ser pior", diz o ginecologista. 

Melhora o sono 


O relaxamento que o orgasmo traz contribui para que você durma melhor, e não apenas no dias em que houver sexo. A reação tem efeito prolongado, devido a ação dos neurotransmissores que passam a agir no seu organismo com mais regularidade e numa quantidade maior. 

Diminui o estresse


O médico faz questão de ressaltar que o orgasmo não deve ser encarado como um remédio calmante, mas como parte de uma relação afetiva que traz prazer. Quando isso acontece, os níveis de estresse tendem a diminuir não só pela estabilidade emocional, mas também porque os chamados hormônios do estresse, como o cortisol, apresentam atividade reduzida. Quem trouxe essa novidade foi um estudo escocês recém-publicado na revista Biological Psychology. 

Diminui os riscos de infarto 


Um estudo da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, realizado com mais de 3 mil homens de 45 a 59 anos, concluiu, após 20 anos, que o sexo frequente pode reduzir o risco de infartos fatais e de derrames. De acordo com as conclusões da pesquisa, a morte súbita causada por problemas de coração é mais comum entre homens que afirmam ter níveis baixos ou moderados de atividade sexual.  

Queima calorias


Segundo a Associação Americana de Educadores e Terapeutas Sexuais, a atividade sexual pode ser um ótimo exercício para o corpo. Isso porque meia hora de sexo queimam, em média, 85 calorias. Portanto, se você está sem paciência para ir à academia, que tal optar pelo plano B? 

Aumenta a imunidade 


Um estudo feito pela Wilkes University, nos Estados Unidos, mostrou que uma vida sexual ativa aumenta os níveis de um anticorpo conhecido como IgA , responsável pela proteção do organismo de infecções, gripes e resfriados.  

Fonte: www.minhavida.com.br