Mais SP

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Confira dicas para crescer na empresa só com o ensino médio


A falta de ensino superior muitas vezes assusta profissionais que estão à procura de emprego. Entretanto, segundo especialistas que se apresentaram no 38º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, que acontece até o dia 16 em São Paulo, existem muitas oportunidades nas empresas para trabalhadores que tem apenas o ensino fundamental ou 
médio.

De acordo com Carlos Silva, diretor jurídico da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), o profissional com ensino médio precisa estipular metas de desenvolvimento pessoal.

— A empresa tem seus próprios planos de desenvolvimento, mas se o profissional não tem a iniciativa, não adianta. Ele tem que se programar para saber que cursos vai fazer, que atividades vai participar para melhorar seu desempenho e como vai cobrar a empresa ou o chefe para conseguir o novo posto.


Para Betânia Tanure, consultora em recursos humanos e professora da PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), é preciso, antes de tudo, ter vontade de crescer.

— Se não tem condições de fazer uma faculdade, termine o ensino básico e procure um curso técnico ou até os cursos de curta duração oferecidos pela própria empresa. Seja um excepcional técnico em sua área.

Atualmente, 35,8% da população têm o ensino médio completo e 7,9% o ensino superior. Segundo Betânia, para superar a competitividade e conseguir melhores posições no trabalho é importante mostrar seus objetivos.

— Tem que ser proativo, inovador, criativo e não se deixe inibir pela falta de um curso superior. Há um vácuo enorme nas empresas que precisam de técnicos em diversas áreas, o profissional com o ensino médio precisa se encaixar nesse cenário favorável.

Terceirização

De acordo com Vander Morales, presidente da Sindeprestem (Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros), cerca de 12 milhões de pessoas trabalham em empresas terceirizadas e grande parte desses trabalhadores tem apenas o ensino fundamental ou o médio.
Confira também
Veja fotos do Congresso

Dez dicas para conseguir uma promoção

— Mesmo na empresa terceirizada há a oportunidade de crescer. Se ele entrou como segurança ou faxineiro, por exemplo, e tiver um bom trabalho, poderá chegar a um cargo de supervisor ou até mudar de área. Mas tem que procurar as chances. Se ficar parado, vai continuar no mesmo posto.

Para quem está nessa situação, Morales recomenda procurar os cursos oferecidos dentro das empresas ou em cooperativas e sindicatos para enriquecer o currículo.

— Nem todo mundo que não tem experiência está condenado. Pelo contrário, muitas empresas dão a oportunidade de crescimento dentro de alguma especialização. A pessoa pode ver o que está mais adequado a ela naquele momento, mas nada impede de procurar uma nova função.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário