Mais SP

sábado, 18 de abril de 2015

As aftas ardem e doem... mas saram se você não mexer! Veja mitos e verdades.

De repente, um pontinho pequeno dói na boca. Aí você se lembra do abacaxi que comeu na sobremesa, da chegada da menstruação ou do estresse que passou recentemente. É afta. Hora de se preparar para aguentar alguns dias de incômodo para comer, beber e até falar. Se servir de consolo, saiba que você não é o único a sofrer assim. Segundo especialistas, uma em cinco pessoas tem afta.

Difícil é saber como tratar. Talvez poucos fenômenos do nosso organismo gerem tantas dúvidas como a afta e, ao mesmo tempo, tantas receitas "milagrosas".
"Pode virar um tumor?", há quem se pergunte. "Você deve estar com pouca vitamina", palpita alguém. "Olha, para sarar, tem uma pomadinha tiro e queda."
Qual bochecha com afta que nunca recebeu esses conselhos? Ou aquele recorrente: "Coloca bicarbonato de sódio em cima dela e aguenta a dor!".
O que talvez as pessoas não percebam é que a afta, na verdade, é algo simples, sem mistério e previsível. A começar pela identificação do problema: "A pessoa faz o diagnóstico sozinha. Ela abre a boca e diz: 'Estou com afta'", afirma o cirurgião-dentista Arthur Cerri, assessor científico da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas.
E o tempo para sarar é quase "matemático". "Dura de 10 a 14 dias, com pelo menos quatro dias de dor", completa o dentista.
Não há nada de grave nas aftas, são apenas lesões esbranquiçadas e às vezes amareladas, de 2,3 mm a 8 mm, sem pus, bactérias ou outros sinais de infecção.
Mas não é à toa que reclamamos. Segundo Marta Silvestre, cirurgiã-dentista do Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein, as aftas doem muito nos primeiros dias, quando há "ulceração da membrana que cobre um tecido, com aumento de vascularização". As fibras nervosas expostas, por isso o ardor.
Ou seja, não existe afta indolor.
O que não é consenso entre especialistas é a causa. "Envolve causas hormonais, causas ácidas, causas bacterianas, hereditárias e por aí vai. Todas aceitas e válidas", diz Arthur Cerri.
Se você tiver propensão ao aparecimento de afta, é importante evitar a acidez, que ataca a mucosa e causa lesões na boca.
Depois das refeições e quando comemos frutas cítricas, a saliva, que é quase neutra, fica mais ácida. Por isso a dica é não esquecer de escovar os dentes.
O própolis, que tem efeito cicatrizante, e o bicarbonato de sódio, que reduz a acidez da boca, podem ajudar, mas é preciso cuidado para não piorar o estado de uma lesão. O recomendável é fazer bochecho. 
Pomadas podem aliviar a dor, mas seu uso não é totalmente eficaz. A boca, por ser úmida, dissolve qualquer coisa que se coloque nela.
E nem pense em queimar ou colocar cinza de cigarro. Essas recomendações são mitos que podem, isso sim, causar um mal maior, como uma grande infecção.
Além disso, uma dieta balanceada é importante para manter a boa saúde do organismo e prevenir ulcerações. Quando a afta aparecer, o melhor a fazer é evitar condimentos e temperos, que doem quando entram em contato com ferida.
E, de resto, não mexer e esperar. "Deixa a afta lá. Tenha paciência um pouquinho que ela vai desaparecer", dizem os dentistas.

Remédios, só para casos graves

Se uma afta incomoda, imagine várias ou uma após a outra.
Há pessoas que sofrem de forma aguda. "Elas têm surtos, não conseguem nem beber água porque dói", conta o cirurgião-dentista Arthur Cerri. Nestes caso, cabe um anestésico.
Segundo o especialista, o uso de qualquer medicamento deve ser feito com prescrição médica. "Eles interferem na microbiota da boca, por isso é preciso de orientação."
Em casos graves, há remédios sistêmicos, que atuam no estômago e intestino, por exemplo. Ou pomadas para serem aplicadas diretamente na mucosa, como as de corticosteroide.
"Pode ser utilizado também bochechos com elixir de dexametasona. Em áreas de difícil acesso, como nos pilares tonsilares [área próxima à garganta], o spray de dipropionato de beclometasona", explica a cirurgiã-dentista Marta Silvestre.
Quanto ao tratamento com uso de vitamina B, para suprir possível carência no organismo, não há pesquisas quem comprovem sua eficácia.
Vale lembrar que, por não ter uma causa específica, o problema não conta com um tratamento específico.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Consumo de Refrigerante Envelhece tão Rápido Quanto Fumar – 10 Razões para Evitá-lo.

refrigerante
A mensagem para parar de fumar emitida por autoridades de saúde pública tem sido nada menos do que fundamental, repetitiva e consistente nas últimas décadas. E os refrigerantes? Um novo estudo científico concluiu que o consumo diário de apenas meio litro de refrigerante está ligado à 4,6 anos adicionais de envelhecimento biológico e efeitos semelhantes ao do tabagismo.
O estudo descobriu que o consumo de refrigerantes está associado com o envelhecimento das células, sugerindo que o consumo de refrigerantes adoçados com açúcar podem promover doenças, independentemente do seu papel na obesidade.
O estudo revelou que os telômeros, as unidades de proteção do DNA que cobrem as extremidades dos cromossomos nas células, eram mais curtas em células brancas do sangue dos participantes do estudo que relataram beber mais refrigerantes. As descobertas foram publicadas no American Journal of Public Health.
O comprimento dos telômeros nas células brancas do sangue – onde pode ser mais facilmente medida – foi previamente associado à duração de vida humana. Os telômeros curtos também têm sido associados com o desenvolvimento de doenças crônicas do envelhecimento, incluindo doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de câncer.
O consumo regular de refrigerantes adoçados com açúcar, pode influenciar o desenvolvimento de doenças, não só pelo esforço do controle metabólico do corpo devido aos açúcares, mas também através do envelhecimento celular acelerado dos tecidos“, disse a autora sênior do estudo Elissa Epel, professora de psiquiatria na Universidade da Califórnia, San Francisco (UCSF).
Esta é a primeira demonstração de que o refrigerante está associado ao encurtamento dos telômeros”, disse Epel. “Esta descoberta é sustentada independentemente da idade, raça, renda e escolaridade. O encurtamento dos telômeros começa muito antes do início da doença. Além disso, embora nós só estudamos adultos neste estudo, é possível que o consumo de refrigerantes esteja associado ao encurtamento dos telômeros em crianças também.”
Os autores compararam o comprimento dos telômeros e o consumo de refrigerantes adoçados com açúcar para cada participante em um único momento, e esta associação não necessariamente demonstra o nexo de causalidade. Epel está co-liderando um novo estudo no qual os participantes serão acompanhados por semanas em tempo real, para procurar os efeitos do consumo de refrigerantes adoçados com açúcar sobre os aspectos do envelhecimento celular. O encurtamento dos telômeros foi previamente associado com o dano oxidativo ao tecido, à inflamação, e a resistência à insulina.
Com base na forma que o comprimento dos telômeros se reduz na média com a idade cronológica, os pesquisadores da UCSF calcularam que o consumo diário de um refrigerante de 600ml foi associado à 4,6 anos de envelhecimento biológico adicional. Esse efeito sobre o comprimento dos telômeros é comparável ao efeito do tabagismo, ou ao efeito de fazer exercício físico regular, no sentido oposto do anti-envelhecimento, de acordo com a acadêmica de pós-doutorado da UCSF, Cindy Leung, ScD, do Centro da UCSF Center for Health and Community e autora principal do estudo recém-publicado.
O consumo médio de refrigerante adoçado com açúcar para todos os participantes da pesquisa foi de 340 ml. Cerca de 21 por cento nesta amostra nacionalmente representativa relataram beber pelo menos 600 ml de refrigerante adoçado com açúcar por dia.
É fundamental para compreender tanto os fatores dietéticos que podem encurtar telômeros, bem como os fatores dietéticos que podem alongar os telômeros”, disse Leung. “Aqui pareceu que o único consumo de bebida que tinha uma associação negativa mensurável com o comprimento dos telômeros foi o consumo de refrigerante com açúcar“.
A descoberta acrescenta uma nova consideração a lista de ligações das bebidas açucaradas à obesidade, síndrome metabólica, diabetes tipo 2 e doença cardiovascular, e que levou os legisladores e ativistas em várias jurisdições dos EUA a encampar  iniciativas taxam as compras de bebidas açucaradas com o objetivo de desestimular o consumo e melhorar a saúde pública.
Os pesquisadores da UCSF mediram os telômeros após a obtenção do DNA armazenado de 5.309 participantes, com idades entre 20 e 65 anos, sem histórico de diabetes ou doença cardiovascular, que haviam participado da maior pesquisa de saúde em curso do país, chamada de Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição, durante os anos 1999 a 2002 e descobriram que a quantidade de refrigerante adoçado com açúcar que uma pessoa consume está associada com o comprimento dos telômeros, medido no laboratório de Elizabeth Blackburn, PhD, professora de bioquímica na UCSF e uma vencedora do Prêmio Nobel de 2009 em Fisiologia ou Medicina por suas descobertas relacionadas com os telômeros.
Um estudo de 15 anos descobriu que aqueles que beberam 300 ml de uma bebida gasosa por dia – um pouco menos do que uma latinha de refrigerante – eram 40 por cento mais propensos a desenvolver câncer de próstata do que os homens que evitam estas bebidas.
Considere os duros fatos sobre os refrigerantes: o consumo de refrigerante pode levar a vários problemas de saúde, e os cientistas estão aparentemente  adicionando novos problemas à lista todos os dias.
Aqui estão 10 razões para acabar com o refrigerante e abandonar o vícios dos bilhões de litros de refrigerante consumido nos Estados Unidos [e no mundo] anualmente:
1) A desidratação
Devido a cafeína ser um diurético, ela leva a um aumento no volume de urina. Então, quando você bebe um refrigerante com cafeína para saciar a sua sede, você vai realmente se tornar mais sedento.
2) Altas calorias
Uma lata de refrigerante normal contém mais de 150 calorias. Não são apenas estas calorias desprovidas de qualquer valor nutricional, mas também esgotam o seu corpo de nutrientes vitais.

3) Cafeína vicia

Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins dizem que quando as pessoas não obtêm a sua dose habitual de cafeína do refrigerante, elas podem sofrer uma gama de sintomas de abstinência, incluindo dor de cabeça, cansaço, dor muscular e dificuldade de concentração.
4) Ácido
A quantidade de ácido no refrigerante é suficiente para desgastar o esmalte dos seus dentes, tornando-os mais suscetíveis à cáries. Em testes realizados sobre os níveis de acidez do refrigerante, foram encontrados alguns com níveis de pH tão baixo quanto 2.5. Para colocar isso em perspectiva, considere que o ácido de bateria tem um pH de 1 e a água pura tem um pH de 7.
5) Dinheiro
Uma pessoa que bebe apenas 2 latas de refrigerante por dia vai pagar R$ 912,00 ao longo de um ano para manter o hábito em andamento. Se houver mais de um bebedor de refrigerante em casa, esse total anual poderia rapidamente duplicar ou mesmo triplicar.
6) Ganho de peso
Os pesquisadores da Universidade do Texas dizem que os adoçantes artificiais podem interferir com a capacidade natural do corpo de regular a ingestão de calorias. Isto poderia significar que as pessoas que consomem itens adoçados artificialmente são mais propensos a abusar.
7) Adoçantes artificiais
Muitas pessoas optam por refrigerantes diet para reduzir as calorias, mas algumas pesquisas mostram que os adoçantes podem causar danos adicionais, como o câncer.
8) Diminuição mineral
Os refrigerantes contêm ácido fosfórico e cafeína, os quais drenam o cálcio dos ossos. Além disso, devido a cafeína aumentar o volume de urina, mais minerais acabam deixando o corpo antes de ter a chance de serem absorvidos adequadamente.
9) Diabetes
Alguns cientistas acreditam que as demandas incessantes de um hábito de tomar refrigerante deposita no pâncreas pode vir a deixá-lo incapaz de satisfazer a necessidade do corpo de insulina – o que poderia, eventualmente, levar ao diabetes. O consumo diário de sódio contribui para outros problemas, como a obesidade – a principal causa de diabetes.
10) A substituição por bebidas mais saudáveis ​​
Na década de 1950, as crianças tomavam bebidas mais saudáveis ​​e mais água. Hoje essa estatística tem virado e as crianças estão bebendo mais bebidas não saudáveis ​​e menos água.

Garota de programa foge ao descobrir que cliente era o próprio marido.

O caso incomum e inusitado aconteceu em Blumenau, interior de Santa Catarina. Uma mulher chamada Silvana Souza Sinara Silva, casada, querendo ganhar dinheiro rápido, decidiu-se tornar garota de programa e publicou em um anúncio no jornal com nome e celular diferente.


A primeira ligação que recebeu foi no horário em que seu marido estava trabalhando, o que ela considerou motivo de sorte e então marcaram um encontro. O cliente marcou o encontro em um galpão abandonado e exigiu que a mulher entrasse no local seminua. Para surpresa e pavor da mulher, quando ela tirou parte da roupa e entrou no galpão, percebeu que o cliente era o seu marido, que ao reconhece-la pegou um pedaço de ferro e foi pra cima dela.

Após correr muito e pular várias cercas, a mulher conseguiu escapar ilesa, mas admite que sempre foi “azarada”, uma vez que arrumar um amante através da internet, descobriu que o homem era seu pai. 

Definitivamente sorte não é seu ponto forte.

Bolsonaro é condenado a pagar R$ 150 mil por declarações contra gays.

O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) foi condenado pela 6ª Vara Cível do Fórum de Madureira, do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) a indenizar em R$ 150 mil, por danos morais, o FDDD (Fundo de Defesa dos Direitos Difusos), criado pelo Ministério da Justiça, por causa de declarações contra homossexuais. Cabe recurso da sentença. O parlamentar afirmou, na noite desta segunda-feira (13), que irá recorrer da decisão.

De acordo com o TJ-RJ, a ação, ajuizada pelos grupos Diversidade Niterói, Cabo Free de Conscientização Homossexual e Combate à Homofobia e Arco-Íris de Conscientização, se baseou, entre outras questões, as declarações do parlamentar ao programa "CQC", da "TV Bandeirantes", no dia 28 de março de 2011, quando ele fez críticas à comunidade LGBT. A emissora não foi implicada na ação.
O FDDD tem como objetivo a reparação dos danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico, paisagístico, por infração à ordem econômica e a outros interesses difusos e coletivos.
Na sentença, a juíza Luciana Santos Teixeira afirmou que a liberdade de expressão deve ser exercida em observação à proteção e dignidade do cidadão.
"Não se pode deliberadamente agredir e humilhar, ignorando-se os princípios da igualdade e isonomia, com base na invocação à liberdade de expressão. Nosso Código Civil expressamente consagra a figura do abuso do direito como ilícito civil (art. 187 do Código Civil), sendo esta claramente a hipótese dos autos. O réu praticou ilícito civil em cristalino abuso ao seu direito de liberdade de expressão", escreveu a magistrada.
"A decisão é dela e eu tenho que respeitar, mas cabe recurso. Vai caber até o Supremo, com certeza", declarou Bolsonaro. Na defesa, o deputado argumentou que detém imunidade parlamentar, mas a juíza decidiu que a prerrogativa "não se aplica ao caso".
"Em que pese o réu ter sido identificado no programa televisivo como deputado, suas declarações foram a respeito de seus sentimentos como cidadão, tiveram cunho pessoal – e não institucional", relatou a Luciana Santos Teixeira.
"Eu acho que a juíza lamentavelmente se equivocou. É a primeira vez que eu perco um processo em primeira instância", afirmou o deputado, nesta segunda.
"Tudo o que eu falei lá, eu vou continuar falando. Se você começar a castrar o direito de expressão de um parlamentar, eu não sei o que eu estou fazendo em Brasília. Ela deveria pedir minha cassação. Tem que se respeitar o direito ao contraditório. Eu, respeitosamente, tenho muito orgulho de ser heterossexual", disse.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Estado e Prefeitura de SP se unem para reformar Hospital Sorocabana.

A Prefeitura de São Paulo e o governo estadual se uniram para recuperar o Hospital Central Sorocabana, na Lapa, Zona Oeste da capital paulista. As obras devem começar no ano que vem e serão realizadas pelo município.

A promessa veio depois que só o térreo do prédio está ocupado e os cinco andares estão abandonados. A prefeitura explicou que não começou a reforma porque antes apenas uma parte do hospital era municipal e a outra estava cedida ao Hospital das Clinicas, que é estadual.

Agora, os governos municipal, estadual e federal vão se unir pra reativar o hospital que atendia 20 mil pessoas por mês. “A gente espera colocar parte do hospital para funcionar no ano que vem, e com um plano diretor para que a cada seis meses, por exemplo, ele possa oferecer espaços fisicos para o pessoal da Lapa”, disse o secretário municipal de saúde, José de Filippi Júnior.

A Prefeitura pediu também a colaboração do estado para a ocupação de vagas em consultas especializadas. Todo mês, sobram cerca de 28 mil vagas em consultas de especialidades em hospitais na capital.

A rede municipal tem hoje 18 hospitais. A do estado, 32. Agora com a integração entre os dois sistemas, os pacientes das regiões onde faltam vagas deverão ser encaminhados para os outros bairros.

Para os secretários da saúde do municipio e do estado, a rivalidade política entre PT e PSDB não vai afetar a parceria inédita. “Quando o assunto é saúde, não há espaço para ideologia. A saúde está acima disso”, disse o secretário estadual da área, David Uip.

Procon vai notificar supermercados que cobram por novas sacolinhas.

A diretora-executiva do Procon São Paulo, Ivete Maria Ribeiro, disse nesta segunda-feira (13) ao G1 que o órgão vai notificar os supermercados da capital paulista que passaram a cobrar pelas novas sacolinhas biodegradáveis.


Desde 5 de abril entrou em vigor lei sancionada na gestão Gilberto Kassab (eleito pelo DEM) e regulamentada por Fernando Haddad (PT) que proíbe o uso de sacolas plásticas derivadas do petróleo. A lei não fala da cobrança pela embalagem, mas permite a oferta de modelos feitos com material reciclável e que podem ser reutilizados para lixo orgânico e coleta seletiva.

Segundo o Procon, a cobrança é abusiva e se enquadra em “vantagem manifestamente excessiva”, proibida pelo artigo 39, parágrafo V do Código de Defesa do Consumidor.

“No cômputo dos valores das mercadorias já está embutido o custo da sacola. Seria excessivo porque é uma cobrança dupla”, afirma Ivete.

Segundo a diretora-executiva do Procon, uma vez notificadas, as redes têm direito à defesa e os casos voltam a ser analisados pelo Procon.

Caso necessário, serão aplicadas sanções e o órgão pode entrar com uma ação civil pública contra os supermercados.

De acordo com Ivete, o Procon vai defender duas hipóteses: que o supermercado ceda a sacola gratuitamente ou que o consumidor que leve a sua sacola receba um desconto, abatendo do preço do produto o custo das sacolas.

CRONOLOGIA DA LEI DAS SACOLINHAS:

2007

Mais de 40 cidades paulistas criaram leis contra sacolinhas. Elas foram declaradas inconstitucionais pela Justiça.

Maio de 2011

Kassab sanciona a lei 15.374, em 18 de maio, que previa fim da distribuição gratuita de sacolas plásticas. Prefeito não regulamentou a lei, deixando-a sem aplicação.

Fevereiro de 2012

Associação Paulista de Supermercados e o MP firmam um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para banir as sacolinhas. Clientes teriam que levar sacolas reutilizáveis ou pagar pelas sacolinhas tradicionais.

20 de junho de 2012

Conselho Superior do Ministério Público (CMSP) decidiu não homologar o TAC.

Junho de 2012

A juíza Cynthia Torres Cristófaro determinou que os supermercados voltassem a distribuir embalagens.

Outubro de 2014

Tribunal de Justiça de São Paulo declara a lei  constitucional.

Novembro de 2014

Haddad regulamenta lei, exigindo fim da sacola tradicional e início da distribuição de embalagens reutilizáveis.

5 de abril

Início da obrigatoriedade da distribuição dos novos modelos no comércio.

As lojas localizadas em São Paulo das redes Pão de Açúcar, Extra, Futurama, Carrefour e Bergamini passaram a cobrar entre R$ 0,08 e R$ 0,10 por cada embalagem fornecida ao consumidor.

O Procon aconselha que o consumidor junte as notas fiscais que mostram a cobrança das embalagens e entre em contato com o órgão. Esse tipo de informação está sendo usada para o preparo das notificações aos supermercados.

A diretora do Procon afirma ainda que a lei 15.374/2011 e o decreto que a regulamenta foram omissos ao não deixar claro se as sacolas reutilizáveis deveriam ser cobradas ou não.
Na semana passada, a Prefeitura informou que vai editar decreto regulamentar para especificar casos que não ficaram claros, como em lojas de shoppings.

Reutilização das sacolas:

Pelas novas determinações, as sacolinhas derivadas de petróleo devem ser trocadas por modelos padronizados: nas cores verde e cinza, mais resistentes e com parte feita de material renovável.

As sacolas verdes devem ser usadas para descartar o lixo reciclável e as cinzas, para resíduos orgânicos e rejeitos.

Tanto o comércio pode ser multado por não distribuir as sacolas corretas quanto o consumidor pode ser penalizado caso não faça a reutilização adequadas.


As multas mais altas são para o comércio: vão de R$ 500 a R$ 2 milhões. O valor será definido de acordo com a gravidade e o impacto do dano provocado ao meio ambiente. Já o cidadão que não cumprir a regra poderá receber advertências e multa de R$ 50 a R$ 500.

Segundo o prefeito Fernando Haddad (PT), o objetivo da lei não é multar. “Nossa intenção não é criar uma indústria de multa, não é esse o objetivo, nós sabemos que é uma mudança cultural que vai exigir um tempo", explicou.

Livre das multas:

O morador que reside em bairros de São Paulo sem o serviço de coleta seletiva não poderá ser multado caso descarte o lixo desrespeitando as regras da nova lei. Além disso, a distribuição de sacolinhas em lojas de shoppings será alvo de uma regulamentação complementar, segundo o secretário municipal de Serviços, Simão Pedro.

No caso da coleta seletiva, dos 96 distritos do município, 10 não possuem serviço de coleta seletiva. Nos outros 86, a coleta seletiva é parcial ou total. O secretário diz que, nesses casos, a multa pelo descarte irregular não será aplicada.


“A lei federal é clara, ela tem um artigo que diz o seguinte: ‘onde não tem o serviço da coleta seletiva, o cidadão não pode ser punido’, não pode ser enquadrado”, afirmou.

Fonte: G1

Deficiente visual morre na estação Sé.



Ontem, dia 12 de abril, por volta das 22:00, um deficiente visual caiu nos trilhos do metrô na estação Sé e morreu. O homem estava sozinho e não tinha nenhum funcionário do local para auxiliá-lo. Segundo testemunhas, o homem desembarcou na Linha 1-Azul e uma usuária se ofereceu para ajudá-lo. 


A usuária acompanhou o homem até a plataforma da linha 3-Vermelha sentido Palmeiras-Barra Funda, mas não ficou perto dele até o trem chegar. O homem teria entrado entre 2 vagões achando que era uma porta e caiu nos trilhos, vindo a falecer.

Sem acordo há 10 anos, empresa constrói avenida ao redor de casa na China.

Sem entrar em acordo por mais de uma década, moradores de uma residência na cidade de Nanning, em Guangxi Zhuang, na China, viram uma avenida ser construída ao redor da casa. 

No país, a lei impede a demolição de uma propriedade sem acordo entre as duas partes. Por isso, as obras prosseguiram apesar da recusa dos moradores. De acordo com a mídia local, a 'construção que resistiu' fazia parte de uma aldeia, transferida no final de 1990. 

Segundo um porta-voz do departamento de desenvolvimento urbano de Nanning, os proprietários não exigem mais dinheiro do que foi oferecido pela área e a demolição ainda está em negociação.

Por enquanto, os moradores de casas na região estão sendo obrigados a desviar o carro ao passar pelo trecho.

Fonte: RedeTv.

Seis alimentos que colaboram para uma vida mais longa e saudável.

A medicina chinesa informa que a longevidade é fácil de ser alcançada. Basta ter a indicação dos melhores alimentos para uma vida mais saudável e duradoura. Listamos abaixo fontes de nutrientes e vitaminas que permitem uma longa vida benéfica.

1. Vinho
Estudos evidenciam que o vinho tinto, tomado com moderação, é bom para a saúde. O tinto é rico em flavonoides, que, por serem antioxidantes, ajudam a prevenirradicais livres (moléculas que podem causar doenças degenerativas e envelhecimento celular). O resveratrol é um dos antioxidantes mais estudados - ele tem propriedade de prevenir aparecimento de tumores. Uma pesquisa feita pela Harvard Medical School e pelo Instituto Nacional de Saúde, mostrou que o resveratrol parece atrasar os efeitos do envelhecimento em ratos quando administrado em doses muito elevadas. Ah, e o álcool no vinho ajuda a produzir mais do chamado "colesterol bom".
2. Gengibre
Conhecido por suas propriedades combatentes da náusea, o gengibre é muitas vezes usado ao cozinhar frutos do mar, para assim, evitar qualquer intoxicação por eles provocada. Segundo o livro Segredos da Longevidade, do médico chinês Dr. Mao Shing Ni, a planta possui geraniol, que é visto como um combatente do câncer. É anti-inflamatório, ajuda a aliviar a dor, prevenir coágulos sanguíneos, evita dores de cabeça e enxaquecas. A medicina chinesa indica o chá de gengibre para preservar a vitalidade ao longo dos anos.
3. Algas marinhas
São ricas em micronutrientes, tendo mais propriedades de cura do que vegetais cultivados na terra. São utilizadas como suplementos minerais naturais, pelo seu conteúdo de iodo. Em estudos epidemiológicos no Japão, foi descoberto que o consumo de algas reduzia a mortalidade por câncer de pulmão em homens e mulheres, de câncer no pâncreas para os homens e por doença cerebrovascular em mulheres. Recentemente, foi demonstrado que um complexo de algas castanhas, que contêm mais zinco, manganês e vitamina B6, têm reduzido os sintomas de osteoartrite do joelho.
4. O arroz integral
Esse alimento possui vitaminas B em seu farelo, diferente do arroz branco que perde o farelo ao ser descascado. O livro Segredos da Longevidade, explica que os nutrientes encontrados no integral são eficazes na redução de açúcar no sangue, ou seja, são ótimo alimentos para quem possui diabetes. O arroz contém mais de 70 antioxidantes, incluindo vitamina E.
5. Cebola e alho
O ingrediente ativo do alho, a alicina, previne a aterosclerose e a obstrução coronária, o que reduz o colesterol e coágulos no sangue. Os vegetais do gêneroAllium, como a cebola, os alhos e as cebolinhaspossuem propriedades antibacterianas que tratam infecções, regulam o açúcar no sangue e previnem o câncer. Cerca de vinte compostos do alho mostram propriedades anticâncer e podem interagir sozinhas ou em conjunto contra tumores e células cancerígenas. Além de ser uma dieta antienvelhecimento, rica em nutrientes e deliciosa.
6. Açafrão
A planta tem como princípio ativo a curcumina, que diminui as chances de doenças degenerativas. Ela impede que a proteína responsável pelo Alzheimer (beta amiloide cerebral) se instale. Sendo assim, os sintomas da doença, causados pela inflamação e oxidação, são eliminados pela curcumina. Além disso, os antioxidantes dos curcuminoides são indispensáveis à nossa saúde, assim como a ação anticancerígena e anti-inflamatória, pois reduzem os sinais do envelhecimento, melhoram a digestão e o processo de desintoxicação hepática.
Evite comer carne
Limitar a ingestão de carne é uma maneira saudável de evitar doenças degenerativas e câncer. Os vegetarianos geralmente sofrem menos desse mal que os que consomem carne, pois os pacientes com câncer desenvolvido passam nos resultados com insuficiência de fibra vegetal. Segundo o Dr. Michael F, Roizen, autor do livro The RealAge Diet: Make Yourself Younger with What You Eat, manter uma dieta com legumes e vegetais, diminui o risco de doenças de origem alimentar. Já que os alimentos ricos em proteínas, como carnes e frutos do mar são frequentemente vistos em casos de doenças transmitidas pela alimentação.
Fonte: Portal eCycle.

Alemã de 65 anos está grávida de quadrigêmeos.

Uma alemã de 65 anos, Annegret Raunigk, mãe de 13 filhos e sete vezes avó, voltou a ficar grávida, desta vez de quadrigêmeos, informou a imprensa local. Se a gestação transcorrer normalmente, esta professora poderá vir a ser a mãe de quadrigêmeos mais velha do mundo, segundo a rádio-televisão RTL em seu site.

A insólita história despertou o interesse nacional e ganhou a primeira página do tabloide Bild. Apesar de ter uma família já numerosa, a berlinesa não hesitou em recorrer a várias inseminações artificiais no ano passado para dar a sua filha mais nova, de 9 anos, o irmãozinho que ela pediu.
A última inseminação excedeu suas expectativas e os quatro óvulos implantados foram fecundados. "Foi um choque. Falei com meu ginecologista. Refleti e tomei a decisão que, no fundo, eu já sabia", declarou ao Bild.
Professora de inglês e russo, Raunigk, apesar de estar na idade de se aposentar, não se preocupa com a idade nem com a opinião das pessoas. "Não tenho medo. Parto do princípio de que tenho saúde boa e estou em forma", assegurou,.
Em 2005, a futura mamãe já havia chamado a atenção por ter dado à luz uma menina aos 55 anos. Sua gravidez está sendo supervisionada por vários médicos e por hora avança sem complicações, segundo a imprensa alemã.
G1

Pernilongos preferem sangue de quem bebe cerveja, diz estudo.

Quem diz que os pernilongos preferem o sangue de gordinhos está enganado. Segundo um estudo australiano recente publicado pela PloS One, o banco de dados online da Public Library of Science, pernilongos e demais mosquitos gostam do sangue de quem bebe cerveja.

Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores da Austrália reuniram voluntários – homens de 20 a 43 anos – em Burkina Faso, na África, e analisaram a reação dos insetos diante de um grupo que bebeu cerveja e outro que bebeu água.

Os voluntários foram divididos em tendas com um

complexo sistema de tubulação para circulação do ar entre as barracas. Ao final da experiência, os cientistas verificaram que o grupo dos bebedores de cerveja atraiu 47% dos mosquitos que foram colocados na tenda, contra 38% dos que beberam apenas água.
“Desconsiderando características individuais de cada voluntário, o consumo de cerveja aumentou consistentemente a atratividade aos mosquitos”, escreveram os autores do estudo.

No entanto, os pesquisadores não souberam dizer o motivo pelo qual os insetos preferem o cheiro de bebedores de cerveja, mas acreditam que não há relação com a mudança da respiração ou com o aumento da temperatura do corpo.

Seja como for, o estudo aponta para um relação entre álcool e aumento de doenças transmitidas por mosquitos e pernilongos. No caso da África Ocidental, região que é fortemente afetada pela malária, os cientistas sugerem que o consumo de cerveja seja mais controlado para reduzir o problema de saúde pública da malária.

Será que esse estudo também ajuda a explicar o problema da dengue no Brasil?

sábado, 11 de abril de 2015

Terceirização: 9 razões para você se preocupar com a nova lei.


O número de trabalhadores terceirizados deve aumentar caso o Congresso aprove o Projeto de Lei 4.330 (o PL já foi aprovado na Câmara dos Deputados e precisa ainda passar pelo Senado para depois ir à sanção presidencial). A nova lei abre as portas para que as empresas possam subcontratar todos os seus serviços. Hoje, somente atividades secundárias podem ser delegadas a outras empresas, como por exemplo a limpeza e a manutenção de máquinas.


Entidades de trabalhadores, auditores-fiscais, procuradores do trabalho e juízes trabalhistas acreditam que o projeto é nocivo aos trabalhadores e à sociedade.
Descubra por que você deve se preocupar com a mudança:

1. Salários e benefícios devem ser cortados

O salário de trabalhadores terceirizados é 24% menor do que o dos empregados formais, segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).
No setor bancário, a diferença é ainda maior: eles ganham em média um terço do salário dos contratados. Segundo o Sindicato dos Bancários de São Paulo, eles não têm participação nos lucros, auxílio-creche e jornada de seis horas.

2. Número de empregos pode cair

Terceirizados trabalham, em média, 3 horas a mais por semana do que contratados diretamente. Com mais gente fazendo jornadas maiores, deve cair o número de vagas em todos os setores.
Se o processo fosse inverso e os terceirizados passassem a trabalhar o mesmo número de horas que os contratados, seriam criadas 882.959 novas vagas, segundo o Dieese.

3. Risco de acidente vai aumentar

Os terceirizados são os empregados que mais sofrem acidentes. Na Petrobrás, mais de 80% dos mortos em serviço entre 1995 e 2013 eram subcontratados. A segurança é prejudicada porque companhias de menor porte não têm as mesmas condições tecnológicas e econômicas. Além disso, elas recebem menos cobrança para manter um padrão equivalente ao seu porte.

4. Preconceito no trabalho pode crescer

A maior ocorrência de denúncias de discriminação está em setores onde há mais terceirizados, como os de limpeza e vigilância, segundo relatório da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Com refeitórios, vestiários e uniformes que os diferenciam, incentiva-se a percepção discriminatória de que são trabalhadores de “segunda classe”.

5. Negociação com patrão ficará mais difícil

Terceirizados que trabalham em um mesmo local têm patrões diferentes e são representados por sindicatos de setores distintos. Essa divisão afeta a capacidade deles pressionarem por benefícios. Isolados, terão mais dificuldades de negociar de forma conjunta ou de fazer ações como greves.

6. Casos de trabalho escravo podem se multiplicar

A mão de obra terceirizada é usada para tentar fugir das responsabilidades trabalhistas. Entre 2010 e 2014, cerca de 90% dos trabalhadores resgatados nos dez maiores flagrantes de trabalho escravo contemporâneo eram terceirizados, conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego. Casos como esses já acontecem em setores como mineração, confecções e manutenção elétrica.

7. Maus empregadores sairão impunes

Com a nova lei, ficará mais difícil responsabilizar empregadores que desrespeitam os direitos trabalhistas porque a relação entre a empresa principal e o funcionário terceirizado fica mais distante e difícil de ser comprovada. Em dezembro do último ano, o Tribunal Superior do Trabalho tinha 15.082 processos sobre terceirização na fila para serem julgados e a perspectiva dos juízes é que esse número aumente. Isso porque é mais difícil provar a responsabilidade dos empregadores sobre lesões a terceirizados.

8. Haverá mais facilidades para a corrupção

Casos de corrupção como o do bicheiro Carlos Cachoeira e do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda envolviam a terceirização de serviços públicos. Em diversos casos menores, contratos fraudulentos de terceirização também foram usados para desviar dinheiro do Estado. Para o procurador do trabalho Rafael Gomes, a nova lei libera a corrupção nas terceirizações do setor público. A saúde e a educação pública perdem dinheiro com isso.

9. Estado terá menos arrecadação e mais gasto

Empresas menores pagam menos impostos. Como o trabalho terceirizado transfere funcionários para empresas menores, isso diminuiria a arrecadação do Estado. Ao mesmo tempo, a ampliação da terceirização deve provocar uma sobrecarga adicional ao SUS (Sistema Único de Saúde) e ao INSS. Segundo juízes do TST, isso acontece porque os trabalhadores terceirizados são vítimas de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais com maior frequência, o que gera gastos ao setor público.


Fontes: Relatórios e pareceres da Procuradoria Geral da República (PGR), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e de juízes do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Entrevistas com o auditor-fiscal Renato Bignami e o procurador do trabalho Rafael Gomes.

6 coisas surpreendentes (sem ser de comer) para fazer com batatas.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Batatas fritas, batatas cozidas, mas a batata é muito mais que isso. Além de ser um delicioso ingrediente para o paladar, a batata pode ser usada nos cuidados domésticos. Remover cola das mãos, limpar calçados, polir talheres, são alguns exemplos práticos do que ela pode fazer.

Você pode utilizar a batata em pedaços in natura ou a água de seu cozimento. Confira na galeria seis usos diferentes e faça o teste:
1. Remover cola das mãos
Para retirar resíduos de cola que ficam nas mãos, corte uma rodela de batata e passe pela região antes da lavagem.


2. Limpeza de calçado
É possível limpar sapatos impermeáveis e com solados de borracha com rodelas de batatas cruas. Friccione o vegetal nos calçados e depois passe um pano úmido ou escovinha para finalizar.


3. Polir talheres
A água que resta após o cozimento de batatas é ótima para dar brilho aos talheres. Deixe os itens de molho por uma hora e, depois, lave como de costume.


4. Fixar plantas
Use rodelas de batata para fixar plantas no vaso. O produto é natural e biodegradável.


5. Compressas
Fatias de batatas cruas, frias ou quentes, envoltas em um pano macio podem substituir compressas ou bolsas de água em momentos de urgência.


6. Eliminar ferrugem
Esfregar rodelas cruas de batatas em ferramentas enferrujadas ajuda a eliminar a oxidação e resgatar as peças.



E aí, testou algum dos itens? Deu certo?
Fonte: Catraca livre.