No próximo
domingo, a população de São Paulo será convidada a exercer a sua cidadania e
mostrar que é possível mudar a realidade de uma cidade que produz 18 mil
toneladas de lixo por dia.
Esse número
alarmante pode ser sentido no nosso cotidiano nos dias de enchentes e
alagamentos, no alto índice de doenças transmitidas pelo lixo que afetam
a população mais carente de São Paulo e pelo custo gerado : R$ 965
milhões por ano.
A ação de
mobilização é parte do projeto Limpa Brasil Let’s do it! e pretende alertar a população
paulistana sobre a importância de cada cidadão se portar como um agente da
transformação e recolher o lixo das ruas sempre que puder.
A iniciativa,
cujo slogan é “Eu sou catador”,
visa ainda a conscientização para o descarte adequado dos resíduos sólidos que
produzimos e, assim, contribuir para que a quantidade de lixo que precisa ser
recolhido nas ruas diminua cada vez mais.
Ao todo serão
disponibilizados 97 ecopontos,
postos destinados a receber todo o material reciclável coletado pelos
voluntários durante a ação.
Para celebrar
a iniciativa, o Vale Anhangabaú será palco do maior show limpo do Brasil,
a partir das 16 horas.
O evento,
gratuito, contará com a participação de astros da música brasileira,
entre eles Toni Garrido, Banda Bicho de Pé, Mariana Aydar, Filipe Catto, Almir
Guineto e Ellen Oléria, e terá como mote o slogan “do meu lixo cuido eu”.
A proposta é
que os artistas cobrem dos espectadores a limpeza do espaço, propondo que cada
um se responsabilize pelos resíduos que produzir e, portanto, realizando uma
inovadora ação de conscientização .
Os
interessados em participar da ação em São Paulo devem se cadastrar pelo site www.limpabrasil.com para receber mais informações sobre as
iniciativas. Os materiais recicláveis recolhidos serão doados às cooperativas
de catadores que já atuam na cidades. Já os rejeitos ficarão sob a
responsabilidade da Prefeitura de São Paulo, que encaminhará esses itens para
os aterros sanitários.
Depois de São Paulo, o projeto
avança para outras regiões do país, passando por cidades como Porto Alegre, BH,
Vitória, João Pessoa, São Luís e Belém.
Cronograma de ações previstas
27 de maio: São Paulo
17 de junho: Belo Horizonte
24 de junho: São Luis
24 de junho: Belém
05 de agosto: Porto Alegre e
Vitória
02 de setembro: João Pessoa
02 de setembro: João Pessoa
Sobre o Limpa Brasil Let’s do
It – O Limpa Brasil
Let’s do it! é um movimento de cidadania e cuidado com o meio ambiente que
pretende incentivar a reflexão para a mudança de atitude do cidadão brasileiro
em relação ao hábito de jogar lixo fora do lixo.
A principal
meta é despertar a responsabilidade individual das pessoas em relação aos
resíduos que produz, incentivando o engajamento para limpar as cidades e, o que
é mais importante, mantê-las limpas.
O projeto, que nasceu na
Estônia e já atingiu 140 países, foi trazido ao país pela empresa Atitude
Brasil, com a colaboração da UNESCO. No Brasil, a ação do movimento já passou
pelo Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Campinas, Mauá, Santo André, Diadema e
São Bernardo do Campo reunindo 50 mil pessoas e recolhendo 704 toneladas de
material reciclável.
Entre as personalidades apoiadoras do
projeto estão Tião Santos, protagonista do documentário “Lixo Extraordinário”,
os músicos Chico Buarque, Milton Nascimento e Seu Jorge, os atores Wellington
Nogueira, Marília Pêra, Marisa Orth, Darlan Cunha, Alice Braga e Cássio Reis,
os apresentadores Edgard Piccoli, Marina Person, Chris Nicklas e Didi Wagner,
os humoristas Rodrigo Capella, Marcelo Marrom, e o escritor Ferréz.
O movimento conta ainda com o
patrocínio nacional das empresas Vale, Banco do Brasil, Fundação Banco do
Brasil, Braskem Estre, Avianca e Oi, com o patrocínio local do Grupo Pão de
Açucar, KPMG e com o apoio do Governo Federal, Ministério das Relações
Exteriores, Oi Futuro, Movimento Nacional de Catadores de Materiais
Recicláveis, Movimento Do Meu Lixo Cuido Eu, Rede Globo, Canal Futura, TV
Cultura, MTV, Rádios CBN, Estadão ESPN e Eldorado, Jovem Pan Online, Revista
Istoé, Editora Trip, Revista Brasileiros, gráfica Stilgraf, agência Leo
Burnett, Pepper Interativa, 1dasul e Embalixo.
Sobre a Atitude Brasil
A Atitude
Brasil é uma empresa de comunicação social, cultural e ambiental, especializada
no desenvolvimento de programas e projetos com foco nos princípios da
sustentabilidade e na democratização do conhecimento.
Criada em
2005, a organização é responsável pela concepção e realização do Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade – cuja quinta edição acontecerá em
Brasília nos dias 20 e 21 de setembro de 2012 – e pela organização do projeto
‘Limpa Brasil Let´s do it!’, programa que visa mobilizar a população para a
limpeza das principais cidades do Brasil e conscientizar a sociedade em relação
ao tratamento e descarte correto dos resíduos sólidos.
Informações para a imprensa
Limpa Brasil Let’s Do It São
Paulo
Paula Cohn – paula.cohn@digitaltrix.com.br
Mônica
Ferreira – monica.ferreira@digitaltrix.com.br
Rodrigo Boro – rodrigo.boro@digitaltrix.com.br
Jéssica Santos
– jessica.santos@digitaltrix.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário