O Facebook, rede social prestes a chegar a marca de 1 bilhão de usuários no mundo, criou um novo campo de informação no perfil para que pessoas indiquem a opção pela doação de órgãos. O anúncio foi feito pelo CEO da empresa, Mark Zuckerberg, em entrevista à rede de televisão americana “ABC News”, nesta terça (1º). O recurso por enquanto ainda não está disponível em todos os perfis.
A ação pretende ajudar a diminuir a fila por transplantes – principalmente nos Estados Unidos – e foi inspirada em Steve Jobs, que recebeu um transplante de fígado em 2009, cinco anos após ser diagnosticado com câncer de pâncreas e enfrentar sérias complicações de saúde. O cofundador da Apple morreu em 5 de outubro de 2011.
Com a nova ferramenta, o usuário pode declarar-se doador de órgãos na linha do tempo no Facebook, além de explicar quando, onde e porque decidiu optar pela doação. Nos Estados Unidos, quem opta pela doação de órgão faz um registro oficial, cujo link ficará disponível para quem ainda não fez esse cadastro, mas declarou ser um doador no Facebook.
“O que esperamos que aconteça é que com essa ferramenta simples as pessoas possam difundir a conscientização da importância da doação de órgãos e compartilhar essa opção com seus amigos”, disse Zuckerberg.
Segundo a “ABC News”, mais de 114 mil americanos aguardam na fila de doação de órgão no país, onde foram realizados durante 2011 cerca de 28 mil transplantes.
Fonte: site uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário