Implantar sistema de pagamento eletrônico de pedágio ficará mais barato
a partir de 15 de junho, com a chegada de mais uma empresa. A DBTrans recebeu ontem
autorização para operar e passará a concorrer com a Sem Parar, única que
prestava o serviço.
Com as mudanças, não haverá mais taxa de adesão nem de transferência de equipamentos.
A mensalidade, que hoje custa R$ 11,90 e R$ 15,76, de acordo com o plano, cairá
para R$ 8. Além disso, dois novos planos foram criados: pré-pago e pós-pago.
Já a DBTrans cobrará taxa de adesão de R$ 57,12, e terá três planos:
auto expresso livre, com taxa de recarga de R$ 6, e o auto expresso pós-pago
com mensalidade a R$ 6. Nos dois casos não é preciso pagar caução. Há ainda o
Rodocred, para caminhoneiros.
Segundo a Artesp (agência que regula os transportes), os novos sistemas
começarão a funcionar em 114 praças de pedágio em até 90 dias.
Ponto a Ponto
O governo também começou a testar ontem o pagamento de pedágio por
trecho percorrido em mais uma estrada: a rodovia Santos Dumont, entre Campinas
e Sorocaba. Os motoristas pagarão, por exemplo, R$ 4 de Indaiatuba até Campinas,
em vez dos autais R$ 10,10. O modelo está em testes desde 9 de abril, na SP
360, entre Itatiba e Jundiaí, e foi aprovado por 89% dos 85 entrevistados entre
14 e 15 de maio.
As informações são do Jornal Metro.
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